Novo Centro de Reabilitação levará nome de dona Vidinha Cavalcanti

O Novo Centro de Reabilitação de Palmeira dos Índios será inaugurado na segunda-feira (7) e a Prefeitura de Palmeira dos Índios homenageará duas importantes mulheres, de diferentes gerações, e que estão ligadas, de alguma forma, ao Centro, que fica no bairro de Vila Nova. A primeira homenageada é Antônia Cavalcanti Fernandes, a dona Vidinha, como era conhecida por todos, que dará nome ao local.
Ela nasceu no dia 18 de março de 1926, na Serra da Mandioca e era Filha primogênita de Josefa Tenório Cavalcanti de Albuquerque e Ulisses Tenório Cavalcanti. Teve 9 irmãos e viveu, mesmo depois de casada, na “casa grande”, no bairro de Vila Nova, onde também ainda mora uma parte dos 8 filhos que teve com o senhor Amarílio Fernandes: José Amarílio, Graça, Luiz, Mônica, Lourdes, Geraldo,Sandra e Francisco. Dona Vidinha, assim como diz o nome, gostava da vida e tinha um imenso amor pelos netos, filhos, genros, noras, parentes e amigos, que também moravam no bairro. Dona Vidinha faleceu em setembro de 2016, aos 90 anos, e deixou um grande legado de amor e generosidade para quem conviveu com ela.
A segunda homenageada será Edilene Torres de Melo, que terá o nome da Sala de Atendimento do Novo Centro. Edilene era cadeirante e lutou muito pelas pessoas com deficiência e para que todos tivessem assistência adequada, humanizada e de qualidade. Edilene nasceu em 1974 e aos 12 anos foi submetida a uma cirurgia, devido a problemas de coluna, mas ficou de cadeira de rodas. Por causa do problema que tinha e, tantas outras pessoas, foi uma das primeiras fundadoras e associadas do núcleo de deficientes físicos em Palmeira dos Índios, a Adefal. O amor e empenho que tinha pelo núcleo eram tão grandes que, em pouco tempo, passou a exercer o cargo de coordenação e mesmo sem remuneração lutou para que novos serviços chegassem à Adefal/Palmeira, como alfabetização, bordado, costura, entre outros.
Edilene faleceu em abril de 1999, aos 25 anos, vítima de leucemia. Mas apenas anos depois, no governo Alberto Cordeiro, é que foi criado o primeiro Centro de Reabilitação de Palmeira. 23 anos após o falecimento de Edilene, no Governo Júlio Cezar, a prefeitura entregará à população o Novo Centro de Reabilitação Vidinha Cavalcanti que, certamente, será da maneira que ela sempre sonhou para atender com dignidade às demandas das pessoas com deficiência física.
O prefeito Júlio Cezar destacou a importância de homenagear dona Vidinha e Edilene. “Essas duas mulheres, dona Vidinha e Edilene, foram importantes para Palmeira e merecem esta homenagem da prefeitura, que reconhece a grandeza e os serviços prestados por duas mulheres que foram ícones do seu tempo e que lutavam pelo povo mais simples dessa comunidade. Por isso, estamos homenageando a dona Vidinha e a Edilene. O Novo Centro de Reabilitação, certamente, ficará eternizado pela memória dessas duas grandes guerreiras palmeirenses”, disse o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
