Em Palmeira, artesanato indígena é fonte de renda e símbolo de resistência
Grande parte da renda dos indígenas vem das peças produzidas nas aldeias
O artesanato é uma das expressões da cultura indígena que guarda uma grande riqueza de cores, formas e usos e deixou os limites das terras indígenas para conquistar espaço além das fronteiras. Cada peça vai muito além de um adorno e leva consigo a representação da cultura, diversidade, história e resistência de um povo.
Em Palmeira dos Índios, onde vivem os Índios Xucuru-Kariri, há nove aldeias onde vivem quase 3 mil indígenas. Antes vivendo apenas da agricultura, foi surgindo a necessidade de gerar novas fontes de renda devido a diminuição do território.
Na Aldeia Mata da Cafurna, onde vivem 453 indígenas, a fonte de renda vem principalmente do artesanato e do cultivo da banana e da macaxeira. A liderança indígena feminina da Aldeia, Koram Xucuru diz que a comercialização do artesanato representa a reafirmação das memórias e raízes de um povo. “Quando as nossas terras foram invadidas pelos fazendeiros, nós ficamos sem ter onde plantar e vimos a necessidade de geração de renda para sobreviver. Nosso artesanato que antes era usado apenas como adornos e para nos proteger começaram a ser comercializados. Com isso, a cultura indígena começou a ser levada para a sociedade mostrando que nós estamos resistindo e gerando renda através da nossa arte.”

Feito com uma diversidade de elementos naturais, as peças criadas carregam um valor cultural imenso e tem como aspecto importante a questão da sustentabilidade, resultado da relação de respeito e preservação da natureza inerentes aos indígenas.
Várias formas e técnicas artesanais como pintura, escultura, trançado e entalhe são utilizadas nas peças. Entre os principais objetos produzidos estão colares, brincos, peças de cerâmica e também ferramentas como o arco e flecha.









Quando aliado ao turismo na região, o artesanato indígena ganha um grande potencial de geração de renda. Hoje em dia, o poder público municipal e estadual estão criando estratégias para atrair turistas para a região.
“Dentro do diagnóstico que fizemos junto com o Sebrae, tivemos dois ícones importantes para o turismo em Palmeira, um deles foi Graciliano Ramos e outro foram as aldeias indígenas. O potencial das aldeias para a atração de turistas é muito grande. Elas já tem atrativos natural como as matas, os banhos, e também os étnico culturais. Há todo um ritual que eles preparam para receber o turista,” disse a secretária de Economia e Turismo da prefeitura de Palmeira dos Índios, Cléa Carvalho.
Últimas notícias
Bancários rejeitam proposta da Caixa Econômica Federal e mantêm greve nacional
Fachin nega julgamento conjunto com Moraes e STF julgará Mendonça no dia 23
Presidente do Conselho Regional de Farmácia declara apoio à reeleição de Cibele Moura
Arapiraca prepara Dia do Mão na Massa para transformar aprendizado em experiência
Canafístula vive transformação com recursos destinados por Daniel Barbosa
MP cobra retirada de fios irregulares e limpeza dos postes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
