Cultura

Em Palmeira, artesanato indígena é fonte de renda e símbolo de resistência

Grande parte da renda dos indígenas vem das peças produzidas nas aldeias

Por Henrique Interaminense 19/04/2022 10h10 - Atualizado em 18/04/2023 09h09
Em Palmeira, artesanato indígena é fonte de renda e símbolo de resistência
Artesanato indígena carrega valores culturais, históricos e é símbolo de resistência. - Foto: Rudá

O artesanato é uma das expressões da cultura indígena que guarda uma grande riqueza de cores, formas e usos e deixou os limites das terras indígenas para conquistar espaço além das fronteiras. Cada peça vai muito além de um adorno e leva consigo a representação da cultura, diversidade, história e resistência de um povo.

Em Palmeira dos Índios, onde vivem os Índios Xucuru-Kariri, há nove aldeias onde vivem quase 3 mil indígenas. Antes vivendo apenas da agricultura, foi surgindo a necessidade de gerar novas fontes de renda devido a diminuição do território.

Na Aldeia Mata da Cafurna, onde vivem 453 indígenas, a fonte de renda vem principalmente do artesanato e do cultivo da banana e da macaxeira. A liderança indígena feminina da Aldeia, Koram Xucuru diz que a comercialização do artesanato representa a reafirmação das memórias e raízes de um povo. “Quando as nossas terras foram invadidas pelos fazendeiros, nós ficamos sem ter onde plantar e vimos a necessidade de geração de renda para sobreviver. Nosso artesanato que antes era usado apenas como adornos e para nos proteger começaram a ser comercializados. Com isso, a cultura indígena começou a ser levada para a sociedade mostrando que nós estamos resistindo e gerando renda através da nossa arte.”

Koran Xucuru, líder indígena feminina.

Feito com uma diversidade de elementos naturais, as peças criadas carregam um valor cultural imenso e tem como aspecto importante a questão da sustentabilidade, resultado da relação de respeito e preservação da natureza inerentes aos indígenas.

Várias formas e técnicas artesanais como pintura, escultura, trançado e entalhe são utilizadas nas peças. Entre os principais objetos produzidos estão colares, brincos, peças de cerâmica e também ferramentas como o arco e flecha.





Quando aliado ao turismo na região, o artesanato indígena ganha um grande potencial de geração de renda. Hoje em dia, o poder público municipal e estadual estão criando estratégias para atrair turistas para a região.

“Dentro do diagnóstico que fizemos junto com o Sebrae, tivemos dois ícones importantes para o turismo em Palmeira, um deles foi Graciliano Ramos e outro foram as aldeias indígenas. O potencial das aldeias para a atração de turistas é muito grande. Elas já tem atrativos natural como as matas, os banhos, e também os étnico culturais. Há todo um ritual que eles preparam para receber o turista,” disse a secretária de Economia e Turismo da prefeitura de Palmeira dos Índios, Cléa Carvalho.