Caso Genivaldo: Câmara convoca ministro da Justiça para esclarecimento
Comissão de Direitos Humanos aprovou por 10 votos a 7 a convocação de Anderson Gustavo Torres para explicar ação da PRF na morte dentro de viatura
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1), a convocação do ministro da Justiça, Anderson Gustavo Torres, para prestar esclarecimentos sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos durante abordagem da Polícia Rodoviária Federal em Sergipe . Também foi aprovada a convocação do diretor da PRF, Silvinei Vasques.
“A Comissão de Direitos Humanos é a comissão que deve se debruçar diante de uma violação brutal. Sei que todos os deputados, seja do governo, seja da oposição, todos nós ficamos indignados com o assassinato do Genivaldo naqueles termos com a câmara de gás”, afirmou Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente do colegiado.
No dia 25 de maio, Genivaldo foi detido, agredido e fechado no porta-malas da viatura da PRF com uma bomba de gás lacrimogêneo. Ele morreu antes de chegar ao hospital. Ele deixou mulher e um filho e oito anos.
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou que a vítima sofreu asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda. A PF abriu um inquérito para investigar a ocorrência, ocorrida na BR-101 no município de Umbaúba.
O requerimento para as convocações de Anderson Torres e Silvinei Vasques foi aprovado por 10 votos a favor e 7 contra. Alexandre Frota, um dos deputados que apresentaram a demanda, pediu esclarecimento sobre as imagens do ocorrido, que circularam nas redes sociais.
"As ações cometidas são desumanas. A violação dos direitos humanos do cidadão em referência são absurdas e inaceitáveis", enfatizou Frota (PSDB).
"É evidente que não estamos diante de um caso de utilização de força necessária à condução de indivíduo que esboçou atos de resistência, mas, sim, de mais um episódio de atos executórios que demonstram o desprezo pela vida humana, elemento tão marcante deste governo", afirmou o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede).
Últimas notícias
Prisão de ex-presidente do INSS após delação de empresário confirma dimensão do escândalo, diz Deputado Federal Delegado Fabio Costa
Deputado Delegado Leonam propõe sessão especial na Assembleia para discutir desafios da água e do saneamento em Alagoas
Serial killer de Alagoas é condenado a mais 24 anos e eleva pena total para 150 anos de prisão
Jovem é alvejado a tiros em via pública no bairro Clima Bom, em Maceió
Estudantes de Girau do Ponciano participam de prova para seleção de intercâmbio pelo projeto Futura’s Passport
‘Ao confessar os crimes, Albino demonstra a sua bondade’, diz advogado durante 6º julgamento de serial killer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
