Polícia Científica de Alagoas é referência em isolamento e preservação de locais em crime
A atuação de peritos alagoanos se tornou modelo em curso de rede de ensino a distância para agentes de segurança pública de todo o Brasil
O trabalho realizado por dois peritos criminais do Instituto de Criminalística de Alagoas está sendo utilizado para qualificar profissionais das forças de segurança do Brasil inteiro. O caso real virou exemplo bem-sucedido em um curso sobre perícia criminal em locais de crime da Rede EaD da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do Ministério da Justiça.
A chefia do Instituto de Criminalística de Alagoas explicou que a Segen entrou em contato solicitando um exemplo exitoso de Alagoas para fazer parte da instrução on-line. O caso selecionado foi a perícia sobre a morte do empresário arapiraquense Valcir Leite Tenório de 37 anos, ocorrido no dia 19 de agosto de 2019.
As perícias e os resultados alcançados através das atividades desenvolvidas pelos peritos criminais Clisney Omena e Ivan Excalibur confirmaram a autoria do assassinato. A aplicação do procedimento operacional padrão do ciclo de isolamento, preservação e perícia no local do crime, permitiu a localização de provas técnicas que confirmaram a presença de um dos suspeitos no local do crime.
O empresário Valcir Tenório foi rendido, ferido por arma branca e queimado vivo no povoado Bom Sucesso, zona rural de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas. Ele chegou a ser socorrido, prestou depoimento, mas morreu poucos dias depois no Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió.
A caminhonete que a vítima dirigia no dia do crime foi localizada em um trecho da rodovia AL-110, na zona rural de São Sebastião. O correto isolamento e preservação do veículo automotor, permitiu ao perito criminal Clísney Omena, encontrar, revelar e coletar fragmentos de impressões dígito-papilares durante os levantamentos técnico-periciais de vestígios no local.
“Os corretos procedimentos de isolamento e preservação do veículo da vítima permitiram que o levantamento papiloscópico resultasse na coleta de diversos fragmentos papilares, dos quais dois deles com excelente qualidade para confronto com as impressões digitais dos suspeitos,” disse Omena.

Na época, o material coletado foi encaminhado para o setor de Perícias Internas, onde o perito criminal Ivan Excalibur confrontou os fragmentos papiloscópicos localizados no retrovisor interno do veículo com fichas datiloscópicas de suspeitos. A perícia papiloscópica positivou um deles, e José Willames França da Silva foi identificado, localizado e preso pelo crime de homicídio qualificado.
“O isolamento e a preservação do local de crime é a pedra fundamental para um bom exame de local e as demais perícias complementares obtidas a partir daquela etapa! No caso em apreciação, com um bom início foi possível a realização de uma perícia extremamente minuciosa onde se obteve fragmentos papiloscópicos perfeitos para comparação, tanto no sistema de identificação civil, quanto em um confronto direto!”, afirmou o perito Ivan Excalibur.
De acordo com a Diretoria de Ensino e Pesquisa da Segen, o caso alagoano está destacado no módulo três do curso com carga horária de 20 horas/aula que apresenta casos reais que demonstram a importância do isolamento e da preservação de locais de crime. O curso pode ser acessado apenas por agentes de segurança pública através da plataforma da Rede EaD da Segen.
Eles ainda explicaram que a instrução foi criada para capacitar a atuação de agentes de segurança pública de todo o país em locais de crime quanto à preservação da prova, e a idoneidade dos vestígios encontrados. Desta forma proporcionar aos peritos criminais uma correta análise no âmbito investigativo face à aplicação de técnicas forenses, com o intuito de se chegar à elucidação da verdade do caso.
Últimas notícias
Com mais de 50 autores, deixa sua marca na Bienal Internacional do Livro
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
