Sertão

Davy Lucas teria tentado proteger irmã e outras crianças do incêndio, segundo perito

Incêndio começou em ventilador que estava próximo à porta, impedindo o resgate das vítimas

Por 7Segundos com Assessoria 15/05/2023 16h04
Davy Lucas teria tentado proteger irmã e outras crianças do incêndio, segundo perito
Tragédia em Canapi: menino tentou proteger crianças do fogo - Foto: reprodução

A Perícia Oficial divulgou, na tarde desta segunda (15), detalhes comoventes da tragédia que vitimou quatro crianças no município de Canapi, na madrugada do Dia das Mães. Segundo o técnico criminal responsável pela perícia no local do incidente, o menino Davy Lucas Silva de Jesus, que tinha apenas 8 anos, teria tentado proteger a irmã Aylla Ludmyla Silva de Jesus, de 7 anos, e a outras duas meninas, Maria Aylla Alves de Oliveira Silva, de 9 anos; e a irmã dela, Maria Ariela, de 4 anos.

“Os corpos estavam posicionados no canto oposto à porta do quarto. Uma das vítimas, um menino, estava abraçado com duas das meninas, como se tivesse tentando protegê-las das chamas. A quarta vítima, também do sexo feminino, estava caída ao lado dele, demonstrando que ele ainda tentou salvá-la. Apesar da iniciativa heroica do garoto, todos acabaram morrendo por asfixia e por carbonização”. relatou o perito criminal Clisney Omena.

O perito criminal explicou que após os levantamentos no local do incêndio, a principal linha de investigação da dinâmica do incidente é que a deflagração das chamas tenha iniciado, conforme relatado por testemunhas, após um curto-circuito em um ventilador. Mas, para confirmar essa hipótese, ele ainda irá analisar o local exato onde ocorreu o sítio de eclosão do fogo no interior do imóvel.

Ele ainda esclareceu que a porta do quarto estava fechada, mas não trancada. Como o ventilador estava posicionado na entrada do dormitório, as labaredas rapidamente alastraram-se, devido aos itens de fácil combustão existentes no cômodo, como colchões e tecidos. As chamas e a fumaça impediram as crianças de conseguirem sair a tempo de se salvarem e elas acabaram ficando encurraladas no canto do aposento.

O perito ainda explicou que apesar de a ação do fogo ficar concentrada no quarto onde as crianças estavam, havia muita fuligem nos outros cômodos da residência. Essas informações e outros vestígios encontrados e coletados no local serão analisados pelo perito para chegar à conclusão da dinâmica e à produção do laudo pericial que será encaminhado para a Polícia Civil.