Videomonitoramento deu pistas à Polícia sobre desaparecimento de jovem
Dispositivo é um apoio para as forças de segurança do município
Já são contados dezenas de casos em que o videomonitoramento implantado pela Prefeitura de Palmeira dos Índios vem ajudando nas investigações das Polícias Civil e Militar e da própria Guarda Municipal. O último caso foi o desaparecimento do jovem Jorge Miguel Cardoso Ferro, que foi filmado percorrendo algumas ruas da cidade ainda na madrugada.
As Polícias Civil, Militar, Guarda Municipal e o Ministério Público fizeram trabalho impecável nas buscas e levantamento de informações, envolvendo várias fontes e técnicas, até encontrar o jovem. A família que estava aflita, finalmente pode sorrir com o desfecho feliz do caso, após “Jorginho” ser encontrado e voltar ao convívio dos familiares e amigos. O engajamento nas redes sociais ajudou muito também.
Dias atrás, o videomonitoramento ajudou, tanto a Guarda Municipal, quanto a Polícia Militar, a tirar de circulação um menor infrator considerado “o terror dos comerciantes”. A detenção aconteceu dentro dos mecanismos legais, porém só foi possível após ele ser flagrado pelas câmeras na madrugada, tentando arrombar as portas de uma loja comercial. O menor, cuja identidade não foi divulgada, foi encaminhado a um serviço de acolhimento.
Outro caso recente, que está sendo investigado pela Polícia Civil, com o apoio do videomonitoramento, é um assassinato registrado no bairro Xucurus há alguns dias. Também foi elucidado pela PC um assalto simulado por um funcionário de uma distribuidora de alimentos localizado no município. As câmeras do videomonitoramento registram toda movimentação dos acusados e o que parecia ser real não passava de uma simulação. “Essas câmeras são os olhos da sociedade, mas com diferença, elas não dormem, nem cochilam”, disse o prefeito Júlio Cezar.