São João do Povo 2023 aumenta volume de vendas em 55%, com relação ao mesmo período do ano passado
Foram sete dias de festa dividido entre a zona urbana e rural
A Prefeitura de Palmeira dos Índios se despediu do São João do Povo 2023 na noite desta quinta-feira (29) e já se prepara para a terceira edição do Festival de Inverno, que acontecerá em agosto. Nos sete dias de festa junina, além do grande número de pessoas nos eventos, a economia local também foi bastante movimentada e chegou a 55% a mais do que o mesmo período do ano passado, com a geração de empregos temporários e informais, aquecimento nas vendas em lojas de roupas, calçados, bares, restaurantes, supermercados, lanchonetes, pousadas, salões de beleza, além do setor de transporte, entre outros.
Os lojistas já confirmam o aquecimento nas vendas. “As vendas foram realmente muito boas. Neste mês de junho, percebemos que as nossas expectativas foram superadas, com relação ao volume de vendas e foi muito melhor do que o ano passado. Quando a prefeitura faz festas sempre aquece as vendas no comércio local”, destacou a empresária do ramo de confecções Silvana Machado.
De acordo com uma pesquisa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o crescimento nas vendas do comércio nas festas juninas foi de 55%, em relação ao mesmo período do ano passado. “Fizemos esta pesquisa com empresários locais e neste mês de festas, que movimenta toda a cadeia gastronômica, o consumidor também procurou no comércio de vestuário e o melhor traje para participar das festas, além dos salões de beleza e toda a cadeia do turismo. As festas juninas realmente trouxeram bons efeitos para a nossa cidade, tanto nos segmentos de bens quanto nos de serviço. Cada vez mais tradicionais, elas movimentam os setores de decoração, supermercados, buffets, roupas e é toda uma cadeia de vendas que impulsiona o fim do primeiro semestre do ano”, disse a secretária Cléa Carvalho.
Os lojistas já confirmam o aquecimento nas vendas. “As vendas estão realmente muito boas. Neste mês de junho, percebemos que nossas expectativas foram superadas com relação ao volume de vendas. Está melhor do que o ano passado, quando a prefeitura faz festa, aquece as vendas no comércio local”, destacou a empresária do ramo de confecções.
O evento também causou um grande impacto positivo, relacionado ao setor de turismo, que trouxe dinheiro novo à cidade com a vinda de turista de varias partes de Alagoas e outros estados. Até mesmo a produção e a organização do evento também movimentaram a economia com pagamento cachês aos artistas locais, serviços de logística, entre outros.
O prefeito Júlio Cezar disse que os eventos programados pelo calendário de festas município, além do lazer, têm gerado emprego e renda para a região. “Tivemos um grande evento, com sete dias de festa, em Palmeira e na zona rural. Parabenizo a todos os envolvidos que trabalharam para que o evento pudesse acontecer, mas também aos comerciantes e aqueles que colocaram produtos para vender, dos fogos aos alimentos, durante os festejos juninos. Isso fomenta a economia, gera lucro, emprego e renda para o município. Agora, estamos nos preparando para o Festival do Inverno que, certamente, terá o mesmo sucesso do ano passado”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.