Júlio Cezar diz que Casa Museu Graciliano Ramos é patrimônio histórico mundial
A casa histórica está sendo reformada

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realiza a etapa final da obra da nova Casa Museu Graciliano Ramos, que será reaberta em agosto, dentro da programação comemorativa dos 134 anos de Emancipação Política da cidade. A Casa ganha os retoques finais e reabrirá as portas para o público após um período de entraves, protocolos e burocracias que precisavam ser seguidos para que a obra tivesse continuidade. Os recursos para a reforma do Museu são do Instituto, com contrapartida da prefeitura.
A Casa Museu foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos, o escitor da 2ª fase do movimento Modernismo, passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés. Vale lembrar que Graciliano também foi prefeito de Palmeira.
O prefeito Júlio Cezar disse que a Casa Museu é um patrimônio mundial. “Foi difícil, foram uitas críticas e comentários, mas estamos cconseguindo. A revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos, que está entrando na última etapa, é um trabalho da prefeitura, em parceria com o Iphan, apoio do deputado federal Paulão e com recursos, ainda, do senador Fernando Collor. Nós estamos na última etapa, intensificando os trabalhos e cada detalhe. A Casa Museu, que é a guardiã da memória e do legado de Graciliano, vai ser entregue totalmente revitalizada, com tecnologia igual a utilizada em outros museus no mundo inteiro”, explicou o prefeito Júlio Cezar.
E continuou. “Nós vamos devolver a Casa ao mundo, porque ela não é só de Palmeira, de Alagoas e do Brasil. Ela é do mundo, é um patrimônio histórico mundial. Até por ele ser uma expressão do modernismo. Estou muito feliz e parabenizo a todos do Iphan, da Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura de Palmeira, Graças a Deus. Não foi fácil. Tivemos que trabalhar muito, mas vamos devolver ao povo esse patrimônio histórico mundial”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias

PM apreende drogas, arma e recupera veículos em operações no interior e Maceió
Prefeita Ceci reforça tradição e inicia entrega das fichas do Programa Peixe do Povo em Atalaia

PRF prende homem por adulteração de sinal identificador de motocicleta em Pilar

Motorista procura posto da PRF de São Sebastião e é preso por embriaguez no volante

Projeto Pelotão Mirim do 3º BPM inicia nova turma e reforça compromisso com a formação cidadã

Câmara de Maceió aprova prorrogação de decreto sobre Lei Delegada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
