Cidades

Júlio Cezar diz que Casa Museu Graciliano Ramos é patrimônio histórico mundial

A casa histórica está sendo reformada

Por Assessoria 26/07/2023 16h04
Júlio Cezar diz que Casa Museu Graciliano Ramos é patrimônio histórico mundial
Júlio Cezar diz que Casa Museu Graciliano Ramos é patrimônio histórico mundial - Foto: Reprodução/Assessoria

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realiza a etapa final da obra da nova Casa Museu Graciliano Ramos, que será reaberta em agosto, dentro da programação comemorativa dos 134 anos de Emancipação Política da cidade. A Casa ganha os retoques finais e reabrirá as portas para o público após um período de entraves, protocolos e burocracias que precisavam ser seguidos para que a obra tivesse continuidade. Os recursos para a reforma do Museu são do Instituto, com contrapartida da prefeitura.

A Casa Museu foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos, o escitor da 2ª fase do movimento Modernismo, passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés. Vale lembrar que Graciliano também foi prefeito de Palmeira.

O prefeito Júlio Cezar disse que a Casa Museu é um patrimônio mundial. “Foi difícil, foram uitas críticas e comentários, mas estamos cconseguindo. A revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos, que está entrando na última etapa, é um trabalho da prefeitura, em parceria com o Iphan, apoio do deputado federal Paulão e com recursos, ainda, do senador Fernando Collor. Nós estamos na última etapa, intensificando os trabalhos e cada detalhe. A Casa Museu, que é a guardiã da memória e do legado de Graciliano, vai ser entregue totalmente revitalizada, com tecnologia igual a utilizada em outros museus no mundo inteiro”, explicou o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Nós vamos devolver a Casa ao mundo, porque ela não é só de Palmeira, de Alagoas e do Brasil. Ela é do mundo, é um patrimônio histórico mundial. Até por ele ser uma expressão do modernismo. Estou muito feliz e parabenizo a todos do Iphan, da Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura de Palmeira, Graças a Deus. Não foi fácil. Tivemos que trabalhar muito, mas vamos devolver ao povo esse patrimônio histórico mundial”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.