Júlio Cezar diz que Casa Museu Graciliano Ramos é patrimônio histórico mundial
A casa histórica está sendo reformada
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), realiza a etapa final da obra da nova Casa Museu Graciliano Ramos, que será reaberta em agosto, dentro da programação comemorativa dos 134 anos de Emancipação Política da cidade. A Casa ganha os retoques finais e reabrirá as portas para o público após um período de entraves, protocolos e burocracias que precisavam ser seguidos para que a obra tivesse continuidade. Os recursos para a reforma do Museu são do Instituto, com contrapartida da prefeitura.
A Casa Museu foi inaugurada no dia 5 de outubro de 1973, tombada pelo patrimônio histórico do Brasil, que elevou o imóvel a monumento nacional. Foi lá que Graciliano Ramos, o escitor da 2ª fase do movimento Modernismo, passou uma parte da vida e começou a escrever livros. O primeiro deles foi Caetés. Vale lembrar que Graciliano também foi prefeito de Palmeira.
O prefeito Júlio Cezar disse que a Casa Museu é um patrimônio mundial. “Foi difícil, foram uitas críticas e comentários, mas estamos cconseguindo. A revitalização da Casa Museu Graciliano Ramos, que está entrando na última etapa, é um trabalho da prefeitura, em parceria com o Iphan, apoio do deputado federal Paulão e com recursos, ainda, do senador Fernando Collor. Nós estamos na última etapa, intensificando os trabalhos e cada detalhe. A Casa Museu, que é a guardiã da memória e do legado de Graciliano, vai ser entregue totalmente revitalizada, com tecnologia igual a utilizada em outros museus no mundo inteiro”, explicou o prefeito Júlio Cezar.
E continuou. “Nós vamos devolver a Casa ao mundo, porque ela não é só de Palmeira, de Alagoas e do Brasil. Ela é do mundo, é um patrimônio histórico mundial. Até por ele ser uma expressão do modernismo. Estou muito feliz e parabenizo a todos do Iphan, da Secretaria Municipal de Cultura e à Prefeitura de Palmeira, Graças a Deus. Não foi fácil. Tivemos que trabalhar muito, mas vamos devolver ao povo esse patrimônio histórico mundial”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias
Homem de 22 anos e mãe de adolescente são presos por suspeita de estupro de vulnerável
Projeto de R$ 500 mil atenderá 280 mulheres em Palmeira dos Índios
Rodrigo Cunha entrega Gigantinho Oiticica com capacidade para 600 crianças
PGE avaliza doação de imóvel para aeródromo de Delmiro Gouveia
Concurso do Procon: candidatos sem isenção devem pagar taxa até sexta
TCE-AL encaminha à Justiça Eleitoral lista de gestores com contas rejeitadas
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
