Projeto Escola de Esportes promove inclusão e qualidade de vida aos estudantes de Palmeira dos Índios
O projeto visa promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social dos estudantes
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, através da secretaria de Educação, implantou desde 2021 o Projeto “Escola de Esportes: Formando Cidadãos”, com o objetivo de possibilitar a prática esportiva e atividades físicas e lazer aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O projeto visa promover o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social dos estudantes, oferecendo atividades de iniciação esportiva, física e de lazer nos Anos Iniciais e Finais.
O Projeto conta com a participação de profissionais formados em Educação Física, que ministram as modalidades esportivas propostas. Atualmente, 27 escolas contam com o projeto, tendo 500 alunos dividido nas modalidades. Serão disponibilizadas modalidades coletivas como futsal e handebol, além de modalidades individuais como ballet, ginástica rítmica, judô e Karatê proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar diferentes atividades físicas.
O projeto também se preocupa com a segurança dos estudantes, garantindo a aquisição de materiais esportivos adequados para cada modalidade. Além disso, busca promover a inclusão social, valorizando a diversidade e oferecendo igualdade de oportunidades a todos os alunos. Segundo o Técnico Pedagógico o professor Dr Jardiel Marcos diz que “a atividade física regular melhora a capacidade de concentração, memória e disciplina, aspectos fundamentais para o aprendizado dos alunos.”
Com a implantação do projeto Escola de Esportes, Palmeira dos Índios se destaca como um município comprometido com a educação integral e a qualidade de vida de seus estudantes. A iniciativa representa um investimento no futuro da cidade, incentivando a formação de cidadãos saudáveis, responsáveis e preparados para os desafios. Para um dos coordenadores do projeto Dr Jardiel Marcos, “O esporte contribui para a formação do cidadão, superando limites, promovendo educação, aprimoramento, aprendizagem de regras e técnicas, além de viabilizar a liberdade, a vitória, a beleza, a solidariedade, a inclusão e a universalização. Ele destaca que o esporte é uma linguagem da cultura corporal que pode interagir na vida das comunidades e promover vivências de relações ricas e solidárias”, disse o coordenador.