Primeira Semana do Saeb nas escolas municipais foi marcado por sucesso na avaliação educacional
Expectativa é que as 26 escolas cumpram o cronograma de avaliação até o dia 14 de novembro
Após vários aulões preparatórios, a Secretaria Municipal de Educação (Semede) concluiu a primeira semana de aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que as 26 escolas cumpram o cronograma de avaliação até o dia 14 de novembro.
Durante os dias de aplicação, os alunos dos 5º e 9º anos contaram com o apoio da equipe pedagógica da secretaria, desfrutando de momentos de descontração, informação, lanche e oração, além de receberem kits com materiais para a realização da prova.
A participação dos alunos e o apoio da equipe pedagógica foram fundamentais para o sucesso da primeira semana do Saeb nas Escolas Municipais. A iniciativa visou não apenas a avaliaçãou educacional, mas também ao bem-estar dos estudantes. A próxima semana tem mais avaliação e o comprometimento de toda a rede educacional.
Valéria Vieira, articuladora do Escola 10, falou sobre o processo de acompanhamento nas escolas. “Como articuladora, acompanhei de perto o processo de aplicação nas escolas e fiquei satisfeita ao ver que o Saeb ocorreu com sucesso nas unidades de ensino. Esta avaliação desempenha um papel importante ao permitir o acompanhamento do desempenho dos estudantes, identificando suas habilidades e conhecimentos em desenvolvimento, o que contribui para avaliar a qualidade da educação oferecida e implementar medidas para aprimorar o ensino”, explicou Valéria Vieira.
Saeb
O Saeb consiste em um conjunto de avaliações que possibilita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazer um diagnóstico da Educação Básica no Brasil. Suas médias de desempenho, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Ideb, criado em 2007, avalia a qualidade da Educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações. Seus resultados têm influência nas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da Educação.
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
