Primeira Semana do Saeb nas escolas municipais foi marcado por sucesso na avaliação educacional
Expectativa é que as 26 escolas cumpram o cronograma de avaliação até o dia 14 de novembro

Após vários aulões preparatórios, a Secretaria Municipal de Educação (Semede) concluiu a primeira semana de aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino. A expectativa é que as 26 escolas cumpram o cronograma de avaliação até o dia 14 de novembro.
Durante os dias de aplicação, os alunos dos 5º e 9º anos contaram com o apoio da equipe pedagógica da secretaria, desfrutando de momentos de descontração, informação, lanche e oração, além de receberem kits com materiais para a realização da prova.
A participação dos alunos e o apoio da equipe pedagógica foram fundamentais para o sucesso da primeira semana do Saeb nas Escolas Municipais. A iniciativa visou não apenas a avaliaçãou educacional, mas também ao bem-estar dos estudantes. A próxima semana tem mais avaliação e o comprometimento de toda a rede educacional.
Valéria Vieira, articuladora do Escola 10, falou sobre o processo de acompanhamento nas escolas. “Como articuladora, acompanhei de perto o processo de aplicação nas escolas e fiquei satisfeita ao ver que o Saeb ocorreu com sucesso nas unidades de ensino. Esta avaliação desempenha um papel importante ao permitir o acompanhamento do desempenho dos estudantes, identificando suas habilidades e conhecimentos em desenvolvimento, o que contribui para avaliar a qualidade da educação oferecida e implementar medidas para aprimorar o ensino”, explicou Valéria Vieira.
Saeb
O Saeb consiste em um conjunto de avaliações que possibilita ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fazer um diagnóstico da Educação Básica no Brasil. Suas médias de desempenho, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O Ideb, criado em 2007, avalia a qualidade da Educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações. Seus resultados têm influência nas políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade da Educação.
Últimas notícias

Deputado Leonam Pinheiro repudia assassinato de mulher morta a facadas no Jacintinho

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Homem que matou ex a facadas no Jacintinho diz não aceitava fim do relacionamento

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
