Consciência Negra: Palmeira tem dois prefeitos declarados negros que fizeram história no município
Albérico Cordeiros e Júlio Cezar são símbolos de representatividade

20 de Novembro é o Dia da Consciência Negra. A data, oficializada por uma lei de 2011, foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares que morreu neste dia, em 1695. Ele é considerado por membros do Movimentos Negro como um símbolo de luta e resistência dos escravizados no Brasil. Em Palmeira dos Índios, dois prefeitos negros, Albérico Cordeiros e Júlio Cezar, também são símbolos de lutas não só em defesa dos negros, mas também das classes menos favorecidas.
Eles dedicaram dois mandatos seguidos a trabalhar pelo povo, os que sonham com coisas básicas e que podem ser vistas pelos mais abastados como algo banal: drenagem, pavimentação, água nas torneiras de casa, escolas, Postos de Saúde ou uma praça para o lazer dos filhos e da família. Albérico Cordeiro deixou um grande legado e contribuição. Foi eleito em 2000 e reeleito em 2004. Em 2016, foi a vez de Júlio Cezar, que está com o segundo mandato em curso e será finalizado no dia 31 de dezembro de 2024.
Dois homens negros que tiveram uma infância difícil e não se curvaram às dificuldades da vida. Enfrentaram os preconceito e os desafios. “Gostaria que o Cordeiro estivesse vivo para também falar neste dia. Não é fácil ser preto e pobre neste país e, acredito, que em nenhum outro lugar do mundo. Mas asseguro que a cor da nossa pele não reflete o caráter, a dignidade e nem a vontade de estudar e trabalhar, como fizemos eu e o Cordeiro”, disse o prefeito Júlio Cezar.
E continuou. “Ainda falta muito para que a sociedade quebre o preconceito que vive dentro dela. Mas também acho que o preconceito está dentro das pessoas. Basta cada um de nós começar a enxergar o outro como igual e que a cor da nossa pele não tipifica o que somos. O que mostra o que somos é aquilo que fazemos e isso o Cordeiro e tantos outros negros deixaram registrado, assim como o Zumbi. E nada poderá apagar isso da nossa história”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.
Últimas notícias

Saída de JHC do PL pode tornar Cabo Bebeto candidato ao governo de AL em 2026

Ex-The Voice Kids morre aos 17 anos vítima de AVC

Pescadores bloqueiam entrada do porto enquanto último cruzeiro desembarcava em Maceió
Por que Bolsonaro foi intimado após fazer live em quarto de UTI?

Advogada arapiraquense representa o interior de Alagoas na Maratona de Boston

Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 8 bilhões do INSS e cobra responsabilização do governo Lula
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
