“Por que exige tanta censura no Brasil?”, pergunta Musk a Moraes
Empresário respondeu o presidente do TSE no X depois da divulgação de documentos que afirmam que o ministro pediu dados de usuários

Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), perguntou na madrugada deste sábado (6.abr.2024) por que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), “exige tanta censura no Brasil”.
O questionamento foi feito em uma publicação no X de 11 de janeiro, em que Moraes parabeniza o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski pelo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
O comentário de Musk veio na sequência de acusações de censura feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na 4ª feira (3.abr). Segundo Shellenberger, “o Brasil está envolvido em um caso de ampla repressão da liberdade de expressão liderada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes”.
Também pelo X, o jornalista acusa as decisões de Moraes à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de “ameaçarem a democracia no Brasil”. Segundo Shellenberger, em 2022, o ministro pediu que a rede social interviesse em publicações de integrantes do Congresso Nacional e solicitou acesso a detalhes pessoais de usuários –o que violaria as diretrizes da plataforma. As informações integram o “Twitter Files Brazil”.
Antes, em janeiro, o dono do X já tinha se pronunciado sobre o tema na rede social. Ele se disse preocupado com a “censura imposta” por Moraes ao determinar bloqueios de contas. A declaração de Musk foi dada em resposta a uma publicação em que o jornalista Glenn Grennwald afirma que o “regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente”.
Veja também
Últimas notícias

Festival Nômades atrai 10 mil pessoas e transforma Arapiraca em capital cultural do fim de semana

Novo alerta de chuvas prevê acumulados de até 50 milímetros por dia em Alagoas

Carla Zambelli contrata psiquiatra que atuou com Adélio Bispo, Flordelis e Suzane von Richthofen

Homem pisoteia e mata jiboia ao ser flagrado traficando animais no RJ

Quaest: 69% dizem que Eduardo Bolsonaro defende interesses próprios e da família

Bia Miranda e Gato Preto batem e destroem Porsche na Avenida Faria Lima, em SP
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
