Palmeira registra aumento de casos de Influenza e Prefeitura alerta população para importância da vacina
A identificação do vírus ocorre durante todo o ano no Brasil, com a dispersão aumentando rapidamente em algumas estações do ano
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Palmeira dos Índios, por meio do setor de Vigilância em Saúde e Ambiental, informa que o município, mediante avaliação do painel epidemiológico, registra aumento de casos de Influenza.
A identificação do vírus ocorre durante todo o ano no Brasil, com a dispersão aumentando rapidamente em algumas estações do ano. No mês de abril observou-se um aumento de mais de 100% do casos, superando o mês de março. Em Palmeira já foram registrados 32 casos da doença, um número preocupante relativo a anos anteriores.
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.
Os principais sintomas da gripe são febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça. Podem ainda estar presentes na influenza sinais e sintomas como diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.
A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
A vacinação contra a influenza ocorre de forma simultânea em todo o país. A vacina pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.
Podem tomar a vacina os seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Neste sábado (27), será realizado o DIA D da campanha no município e a vacina será disponibilizada nos seguintes locais: Farmácia Central do Povo, Escola Marinete Neves e Unicompra da Vieira de Brito, das 8h às 13h.

Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
