Agreste

Pesquisador da Uneal recebe prêmio de excelência acadêmica da Fapeal

Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico

Por 7segundos/Assessoria 16/07/2024 14h02
Pesquisador da Uneal recebe prêmio de excelência acadêmica da Fapeal
Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico. - Foto: Ascom

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) divulgou o resultado do Edital Prêmio de Excelência Acadêmica, premiando pesquisadores, entre estudantes de mestrado e doutorado de Alagoas, por suas publicações científicas. Entre os premiados, está Rafael de Lima Silva, pesquisador da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), pelo trabalho sobre a Espacialidade da Afroteologia do Quilombo.

Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico. Entre os principais desafios enfrentados ele destaca o acesso a locais de culto afro, devido a preconceitos coloniais e racismo religioso. Além disso, sendo cristão evangélico, Rafael enfrentou críticas de alguns membros da mesma religião.

"Não tenho dificuldades em conhecer vertentes religiosas diferentes da que professo, mas muitas pessoas “cristãs” passaram a me considerar como “macumbeiro", relatou Rafael. "Sempre quis que as pessoas olhassem para as religiões com empatia e conhecimento de causa. Esse prêmio é marcante, pois estudo religiões desde meus 13 anos de idade."

Rafael iniciou sua graduação em Geografia no Campus V da Uneal, em União dos Palmares, em 2015, sob orientação da Prof. Dra. Maria Ediney. No mestrado, foi orientado pelo Prof. Dr. José Lidemberg de Sousa Lopes. "O Prof. Dr. Lidemberg Lopes é um profissional exemplar. Ele me incentivou e ainda me incentiva a não parar, ler, buscar conhecimento e transmitir de maneira que pessoas simples compreendam algo complexo", afirmou Rafael.

O Prof. Dr. José Lidemberg de Sousa Lopes comentou sobre a importância da premiação. "Esse prêmio é importante não só para orientando e orientador, mas também para o fortalecimento do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDi) em territórios alagoanos."

O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, também ressaltou a importância da premiação para a IES. “Uma premiação como essa mostra a qualidade dos nossos pesquisadores. A Uneal vem investindo na qualificação de seu quadro de professores com programas Minter e Dinter, além de investimentos na estrutura de pesquisa, como laboratórios e auxílios a pesquisadores. Isso tem ampliado o fomento da pesquisa na instituição”.

Rafael agradeceu o apoio recebido. "Agradeço ao nosso Deus, meus pais, irmãos, esposa, Uneal, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos em Vulnerabilidade Socioambiental (LEVSA). Estude, leia, conheça. Conhecimento abre portas”, finalizou ele.

Rafael agora se prepara para o doutorado na Universidade Estadual do Ceará (UECE), com foco na espacialidade da Igreja Evangélica Assembleia de Deus e o papel das mulheres na instituição, fundamentando sua tese em Geografia na Fenomenologia Existencialista.

O Edital Prêmio de Excelência Acadêmica foi financiado pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). A premiação considerou artigos veiculados em revistas de nível A1 a A4 no ranking Qualis, além daqueles aceitos por revistas internacionais do mesmo índice qualitativo.

A premiação destaca o valor da ciência e a importância do apoio à educação pública e à pesquisa, reforçando a necessidade de incentivo governamental para o avanço do conhecimento e do desenvolvimento cultural e social.