Gabi Gonçalves visita tribo e homenageia 1º indígena Patrimônio Vivo de AL
Ação tem como objetivo celebrar o respeito e a valorização das tradições indígenas
Simbolismo e emoção foram as palavras que descreveram a visita da Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), a tribo Xucuru-Kariri, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, na Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas, criação da parlamentar através da lei 9.188/24 que incluiu a semana no calendário oficial do Estado.
Durante a visita, Gabi Gonçalves entregou uma homenagem especial ao indígena Antônio Celestino, o primeiro indígena de Alagoas a ser reconhecido como Patrimônio Vivo, para celebrar o respeito e a valorização das tradições indígenas.
A tribo xucuru-kariri preparou apresentações de danças tradicionais, cânticos e rituais ancestrais. A Deputada Gabi destacou a importância de preservar o legado dos povos originários, afirmando que “A história de Alagoas não pode ser contada sem o respeito e a valorização das nossas comunidades indígenas, que são guardiãs de uma herança imensurável e são a origem do nosso povo. E há muitas culturas e pessoas que mantém vivas esse legado e por isso essa lei é tão importante ”, declarou.
Antônio Celestino, visivelmente emocionado, agradeceu pela homenagem e reafirmou o compromisso de sua comunidade em manter viva a cultura e os ensinamentos de seus antepassados. “Ser considerado patrimônio vivo é mais do que um reconhecimento, é uma responsabilidade de continuar lutando pelo nosso povo e pela nossa terra. Nós somos a resistência, que hoje estejamos aqui em uma celebração de união e fidelidade”, declarou o pajé.
A lei de autoria da Deputada também tem como objetivo educar as futuras gerações sobre a importância da valorização cultural e criar políticas públicas que garantam o apoio e a perpetuação dessas expressões. A Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas visa resgatar e preservar as diversas expressões culturais do estado, incluindo a arte popular, as tradições religiosas, os ofícios artesanais e as manifestações indígenas.
Veja também
Últimas notícias
Homem preso por estuprar afilhada no Sertão de AL foi excluído do Corpo de Bombeiros
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
