Gabi Gonçalves visita tribo e homenageia 1º indígena Patrimônio Vivo de AL
Ação tem como objetivo celebrar o respeito e a valorização das tradições indígenas
Simbolismo e emoção foram as palavras que descreveram a visita da Deputada Estadual Gabi Gonçalves (PP), a tribo Xucuru-Kariri, localizada na cidade de Palmeira dos Índios, na Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas, criação da parlamentar através da lei 9.188/24 que incluiu a semana no calendário oficial do Estado.
Durante a visita, Gabi Gonçalves entregou uma homenagem especial ao indígena Antônio Celestino, o primeiro indígena de Alagoas a ser reconhecido como Patrimônio Vivo, para celebrar o respeito e a valorização das tradições indígenas.
A tribo xucuru-kariri preparou apresentações de danças tradicionais, cânticos e rituais ancestrais. A Deputada Gabi destacou a importância de preservar o legado dos povos originários, afirmando que “A história de Alagoas não pode ser contada sem o respeito e a valorização das nossas comunidades indígenas, que são guardiãs de uma herança imensurável e são a origem do nosso povo. E há muitas culturas e pessoas que mantém vivas esse legado e por isso essa lei é tão importante ”, declarou.
Antônio Celestino, visivelmente emocionado, agradeceu pela homenagem e reafirmou o compromisso de sua comunidade em manter viva a cultura e os ensinamentos de seus antepassados. “Ser considerado patrimônio vivo é mais do que um reconhecimento, é uma responsabilidade de continuar lutando pelo nosso povo e pela nossa terra. Nós somos a resistência, que hoje estejamos aqui em uma celebração de união e fidelidade”, declarou o pajé.
A lei de autoria da Deputada também tem como objetivo educar as futuras gerações sobre a importância da valorização cultural e criar políticas públicas que garantam o apoio e a perpetuação dessas expressões. A Semana dos Patrimônios Vivos e Culturais de Alagoas visa resgatar e preservar as diversas expressões culturais do estado, incluindo a arte popular, as tradições religiosas, os ofícios artesanais e as manifestações indígenas.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
