Aumento de denúncias de violência contra a mulher em Alagoas reforça importância de campanhas de conscientização
Foram mais de mil denúncias de janeiro a agosto deste ano
O Disque 180, serviço do Governo Federal dedicado ao apoio e proteção às mulheres em situação de violência, registrou, entre janeiro e agosto deste ano, 1.036 denúncias de violência contra a mulher em Alagoas. O número representa um aumento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados apresentados pela coordenadora da Casa da Mulher Alagoana, Paula Lopes.
A situação de violência atinge números alarmantes também em outros indicadores. Paula revelou que, somente este ano, mais de 2.400 mulheres alagoanas foram vítimas de lesão corporal. “No Brasil, ultrapassamos a marca de 258 mil mulheres agredidas fisicamente, sendo os principais autores dessas agressões parceiros ou ex-parceiros. Em Alagoas, mais de 2.400 mulheres enfrentaram o mesmo drama”, explicou.
Embora o estado tenha registrado uma redução nos casos de feminicídio em 2024, a violência contra as mulheres ainda choca pela brutalidade. “Tivemos episódios marcados por requintes de crueldade, como o caso de Valquíria Brito, assassinada dentro de um shopping em Maceió, e o de Flávia dos Santos, morta pelo genro, que ocultou o corpo em uma geladeira. Esses episódios nos mostram que ainda há muito a ser feito”, destacou Paula.
Para reforçar a luta contra essa realidade, a Casa da Mulher Alagoana lançou nesta sexta-feira (22) a campanha *21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher*. A iniciativa busca mobilizar a sociedade e incentivar as vítimas a denunciarem as agressões sofridas. “A denúncia é o primeiro passo para transformar a realidade dessas mulheres, garantindo proteção e a oportunidade de reescreverem suas histórias. Desde 2021, a Casa tem trabalhado com esse objetivo em Alagoas”, afirmou Paula Lopes.
Denúncias podem ser feitas pelo Disque 180, pelo Disque-Denúncia (181) ou diretamente à polícia, pelo 190. As mulheres também podem procurar a Casa da Mulher Alagoana para receber atendimento e suporte especializado.
Últimas notícias
Jovem de 20 anos é assassinado a tiros na zona rural de São Sebastião
Drogas enterradas são localizadas em imóvel abandonado em Arapiraca
Homem tenta se desfazer de sacola, mas acaba preso por tráfico de drogas em Arapiraca
Homem é baleado na cabeça e na mão durante ataque a tiros em Arapiraca
Turista do Rio de Janeiro é preso suspetio de estupro no Litoral Sul de Alagoas
[Vídeo] Viaturas da Guarda Municipal colidem durante deslocamento na AL-145, em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
