Geral

Operação descobre furto de 40 mil litros de água diário em Palmeira dos Índios

Nova fraude foi revelada pelas equipes de fiscalização da concessionária Águas do Sertão, em parceria com a Polícia Militar de Alagoas

Por 7segundos com assessoria 05/12/2024 17h05 - Atualizado em 05/12/2024 17h05
Operação descobre furto de 40 mil litros de água diário em Palmeira dos Índios
Ligação clandestina desviava diariamente água para irrigar a área de 15 mil metros quadrados de plantação - Foto: Assessoria

A operação de combate às fraudes em ligações de água, realizada pela concessionária Águas do Sertão em parceria com o Governo de Alagoas, segue intensa e encontrou mais um grande furto de água na rede de abastecimento. A equipe de fiscalização da empresa, em conjunto com a Polícia Militar de Alagoas, descobriu que uma extensa plantação de tomates, em Palmeira dos Índios, utilizava ilegalmente cerca de 40 mil litros de água por dia.

A ligação clandestina desviava diariamente água para irrigar a área de 15 mil metros quadrados de plantação, num volume que seria suficiente para abastecer aproximadamente 122 famílias, ou quase 400 pessoas. No momento da abordagem policial, não havia ninguém na área da plantação e as investigações seguem para colher mais informações sobre os responsáveis.

O secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira, ressalta que a água é um patrimônio público e que qualquer tentativa de desvio ou manipulação do consumo pode ser classificada como furto qualificado.

“Em meio às dificuldades de abastecimento que afetam a região devido ao alto consumo, a descoberta é um exemplo dos bons frutos que a união de esforços do poder público com a iniciativa privada pode trazer para combater irregularidades e assegurar o abastecimento universal para a população”, afirma o secretário.

Segundo o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, subtrair água de imóveis ou diretamente da rede pública é crime, com pena prevista de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.

Para o engenheiro gerente de eficiência operacional da Águas do Sertão, Heron Lima, a descoberta do esquema ilegal reforça a necessidade de um uso consciente dos recursos hídricos.

“Contamos com a colaboração da população não só pelo uso inteligente da água, mas também reportando anonimamente qualquer suspeita de irregularidades ou vazamentos. Assim, conseguiremos uma eficácia ainda maior das ações preventivas e de controle para garantir água para todos”, completa.

Para entrar em contato com a Águas do Sertão para denúncias ou outras informações, os clientes podem ligar gratuitamente para 0800 000 2122 ou mandar mensagem pelo WhatsApp por este mesmo número. Também estão disponíveis o site www.aguasdosertao.com e novo aplicativo Águas do Sertão, disponível para Android e iOS.

Operação de combate a perdas

Além do trabalho independente da empresa de combate a perdas nas cidades que atua, o Governo de Alagoas investiu R$ 71 milhões para a intensificação dos trabalhos no Sertão de Alagoas, especialmente na região da Bacia Leiteira. Esta ação faz parte do programa Mais Água Alagoas, que visa combater o desperdício de água e aprimorar a eficiência do abastecimento, em busca da universalização do serviço.

O contrato de concessão do Governo de Alagoas para a Águas do Sertão estabelece que, até 2027, todos os municípios atendidos pela empresa devam ser 100% abastecidos de água potável, tanto nas áreas urbanas quanto em zonas rurais e povoados.