Polícia

[Vídeo] Pai da menina Maria katharina é preso ao se apresentar na delegacia de Palmeira nesta quinta (26)

Mandado de prisão preventiva contra Florisval Lopes da Costa foi expedido pela justiça em 19 de dezembro

Por 7Segundos com Ascom/PCAL 26/12/2024 16h04 - Atualizado em 26/12/2024 18h06
[Vídeo] Pai da menina Maria katharina é preso ao se apresentar na delegacia de Palmeira nesta quinta (26)
Maria Katharina teria sido vítima de agressões por parte do pai, segundo apurou o MPAL - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas, por intermédio da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, divulgou nesta quinta-feira (26), a prisão de Florisval Lopes da Costa, pai de Maria Katharina, menina de 10 anos que foi encontrada morta enforcada no estábulo da família, em Palmeira dos Índios, no dia 08 de julho de 2024.

Segundo informou Diogo Martins, Chefe de Operações da Delegacia Regional de Palmeira do Índios, Florisval se apresentou na delegacia espontaneamente, na manhã desta quinta-feira, acompanhado de seu advogado.

"Desde a expedição do mandado de prisão nós estávamos em diligência tentando encontrá-lo para dar cumprimento a esse mandado e hoje pela manhã, Florisval se apresentou aqui na delegacia com seu advogado. O mandado de prisão já foi cumprido, ele já passou por audiência de custódia e agora, encontra-se na Casa de Custódia à disposição da justiça", declarou Diogo Martins. 

A Polícia Civil informou que o mandado de prisão expedido pela justiça e cumprido pela polícia atribui a Florisval os crimes de tortura, maus tratos, abandono de incapaz, induzimento, auxílio e instigação ao suicídio. 

O caso 

O pai de Maria Katharina era considerado foragido da Justiça. Ele teve a prisão preventiva decretada pela justiça no dia 19 de dezembro. A Polícia Civil fez várias diligências para tentar encontrá-lo nos endereços fornecidos à justiça, mas não havia obtido sucesso até então.

As investigações policiais sobre a morte de Maria Katharina, encontrada enforcada em julho deste ano concluíram que a menina, que tinha apenas 10 anos de idade, cometeu suicídio.

Mesmo assim, o pai da menina foi denunciado à justiça pelo Ministério Público pelos castigos severos empregados contra a filha, com emprego de violência que culminaram com a vítima tirando a própria vida.

“Apuramos que, em decorrência do sofrimento e dos maus-tratos, a criança não suportou e foi induzida ao suicídio. Um fato aterrorizante, pois a vítima tinha apenas 10 anos. Comprovadamente, o pai era violento, como é sabido, ao ponto de deixá-la pernoitar no estábulo, ao relento, sem a menor proteção. O Ministério Público entende que ele não pode ficar impune e quer, apenas, que ele seja responsabilizado pelos crimes cometidos”, declarou à época o promotor de Justiça Luiz Alberto, autor da denúncia contra o acusado. 

Assista ao vídeo divulgado pela Polícia Civil com a fala do Chefe de Operações da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios, Diogo Martins, sobre a prisão de Florisval Lopes da Costa: