Agricultura

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores

Este ano, a meta da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária é distribuir 650 toneladas

Por 7Segundos com Assessoria 29/03/2025 09h09 - Atualizado em 29/03/2025 15h03
Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores
Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual - Foto: Assessoria

Os agricultores familiares que estão inscritos no Programa Planta Alagoas 2025, realizado pelo Governo de Alagoas, estão comemorando a chegada das sementes de milho e feijão no tempo certo de plantar. É oportunidade de plantio, de geração de renda e de fortalecimento da produção agrícola estadual, tornando Alagoas um estado ainda mais próspero.

Este ano, a meta da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) é distribuir 650 toneladas de sementes, com a entrega de sacarias contendo 10 kg de sementes de milho e 5 kg de feijão.

Os insumos são entregues de forma gratuita e fortalecem a inclusão produtiva de mais de 45 mil agricultores familiares inscritos no programa, entre quilombolas, indígenas, assentados e acampados da reforma agrária.

Juvenal Lutero da Rocha. Foto: Assessoria

Juvenal Lutero da Rocha, de Palmeira dos Índios, comemora a possibilidade de plantar milho e feijão antes do início da quadra chuvosa. Ele revelou que as famílias da comunidade Sítio Velha Ana trabalham na roça para sobreviver e, sem as sementes doadas pelo Governo de Alagoas, muitos produtores não teriam como plantar na safra atual.

“O Planta Alagoas tem ajudado muito os agricultores e agora no Governo Paulo Dantas as sementes sempre chegam no tempo certo. Com um inverno bom, a gente consegue colher milho e feijão para se alimentar e até sobra para conseguir vender. Quando o inverno não é regular, o plantio é só para o consumo das famílias da comunidade e sítios vizinhos. Esse programa faz uma diferença muito grande na nossa vida”, ressaltou o agricultor.

A política estadual assegura aos agricultores familiares o acesso a sementes adaptadas à região. O Planta Alagoas projeta uma área total de plantio de aproximadamente 24,5 mil hectares, com uma produção estimada em cerca de 68,7 mil toneladas.

Os números são baseados no total de sementes que serão distribuídas este ano e variam de acordo com o manejo adotado pelos agricultores familiares, podendo diferenciar de acordo com as práticas utilizadas em cada propriedade.

Aline Rodrigues, secretária de Estado da Agricultura. Foto: Assessoria

A secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, lembrou que a iniciativa reforça o compromisso do governo estadual com o fortalecimento da agricultura e a ampliação da produção de grãos em Alagoas.

O programa também integra o Alagoas Sem Fome, já que tem impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da qualidade de vida.

“Essas sementes são testadas para termos a certeza de que irão germinar e os agricultores poderão produzir alimentos no campo que fazem parte da cesta básica, para que eles tenham feijão e milho para o consumo das suas famílias e também gerar renda com o excedente de produção. O Planta Alagoas faz parte de um programa macro, que é o Alagoas Sem Fome, porque vai além da distribuição de sementes. É uma política pública que leva alimentos de qualidade para a mesa de quem mais precisa”, afirmou a gestora da Seagri, Aline Rodrigues.

Cada agricultor atendido pelo Planta Alagoas tem direito a receber as duas culturas, de acordo com o que foi especificado no ato da sua inscrição. Para a quilombola Valdinete Teixeira dos Santos, as sementes chegando a custo zero significam esperança de um futuro de colheitas fartas.

“Antes a gente tinha que comprar sementes para conseguir plantar no tempo certo. Era muito caro para os agricultores. Agora chegou de graça e vamos poder colocar a semente na terra antes do inverno”, revelou a agricultora do Povoado Tabacaria em Palmeira dos Índios.

Programa também integra o Alagoas Sem Fome. Foto: Assessoria

Para José Eufrásio, que esteve presente no lançamento do programa, realizado no dia 25 de março, será possível plantar milho e feijão antes do início da quadra chuvosa.

“Estou aqui para agradecer mais uma vez o governador Paulo Dantas, que está mandando a semente na hora certa para a gente plantar. A terra já foi preparada e agora vamos aguardar que a chuva venha no tempo certo também, com fé em Deus, para a gente ter uma boa colheita”, destacou o agricultor.