Turismo

Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional

Programa Alagoas Feita à Mão vai participar do 2º Festival Nacional de Artesanato da Bahia

Por 7Segundos, com Assessoria 07/10/2025 16h04
Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional
Evento reunirá produções de todo o Brasil em um espaço de valorização da tradição e da criatividade - Foto: Assessoria

Os artesãos alagoanos que integram o Programa Alagoas Feita à Mão, gerido pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), já estão se preparando para representar o estado no 2º Festival Nacional de Artesanato da Bahia (Fenaba), entre 9 e 12 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).

“O Governo do Estado tem tratado o artesanato alagoano como uma política pública de apoio, de promoção, de incentivo, e isso abre muitas portas. Vamos colocar a Alagoas em mais uma vitrine importante, que é a Fenaba 2025, e nós vamos ter mais uma oportunidade de mostrar a nossa marca, mostrar a nossa identidade, a nossa arte popular. Parabenizo aqui nossa equipe Serfi, o Alagoas Feita à Mão e, claro, o Programa do Artesanato Brasileiro ( PAB), que apoia essa iniciativa. Bahia, estamos chegando”, destacou o secretário Júlio Cezar.

Com o tema “Letras e Ritmos: A Sinfonia do Artesanato”, o evento reunirá produções de todo o Brasil em um espaço de valorização da tradição e da criatividade. Além da feira para exposição e venda de peças, a programação inclui shows com artistas da Bahia e de outras regiões, experiências gastronômicas com sabores típicos, cursos e oficinas de capacitação, desfiles de moda artesanal e painéis sobre empreendedorismo e negócios ligados ao setor.

A seleção dos artesãos que representarão Alagoas foi feita por meio de edital, garantindo diversidade entre tipologias e territórios.

Entre os selecionados estão os grupos Renda-se Encantos do Filé e Mão à Mão, além dos artesãos Enauro Rocha, José Maurício Marques Góes, Akeline dos Santos Bento, Fátima Maria Vieira Pereira Ribeiro, Luca Yguaratã Ferreira da Silva e Valentim de Souza.

O público poderá conhecer trabalhos que expressam a identidade cultural do estado em diferentes técnicas, cores e formas.