TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório
Judiciário não cobra taxas para liberação de valores nem realiza contato por telefone, WhatsApp ou e-mail
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) alerta a população sobre tentativas de golpe envolvendo precatórios. Golpistas têm se passado por advogados ou por supostos servidores do Judiciário para enganar beneficiários, solicitando pagamentos indevidos para agilizar o recebimento dos valores.
Segundo a diretora de Precatórios do TJAL, Karina Nakai, os golpistas entram em contato por meio de ligações telefônicas, mensagens de Whatsapp ou e-mails informando que chegou a vez do cidadão receber o pagamento. Em seguida, solicitam pagamentos de boletos ou transferências via Pix para supostamente acelerar os trâmites administrativos.
A diretora disse como os golpistas tem agido. “Eles ligam para os beneficiários de precatórios ou para cidadãos que nem possuem precatórios e informam que chegou a vez de receber esses valores. Para isso, solicitam o pagamento de boletos e taxas para que o pagamento aconteça de forma mais ágil”, explicou Karina.
Karina Nakai destaca que o golpe costuma ocorrer com mais frequência no início do ano, período em que os entes públicos começam a quitar as suas dívidas de precatório. Ela ressalta, no entanto, que os pagamentos são realizados pelo TJAL obedecendo rigorosamente à ordem cronológica, sem qualquer tipo de cobrança. “O procedimento normal é o credor receber o valor diretamente na conta bancária cadastrada no processo. O tribunal não faz nenhuma cobrança de taxa para que esse credor receba o seu precatório”, enfatizou.
Procedimento correto
Karina orienta que os credores acompanhem o andamento do processo ou procurem seu advogado de confiança para obter informações oficiais. “O credor é intimado por meio do Diário da Justiça Eletrônico, informando que chegou a sua vez na lista cronológica, que os trâmites de cálculos finais estão em andamento e que, em breve, o alvará será expedido. Após isso, é realizada a transferência do dinheiro diretamente para a conta informada no processo”, esclareceu a diretora.
Em caso de dúvida ou suspeita de golpe, a orientação é não realizar nenhum tipo de pagamento e entrar em contato com a Diretoria de Precatórios do TJAL através do telefone (82) 4009-3452.
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
PGR e ministros do STF defendem afastamento de Toffoli do caso Master
TSE nega pedidos e mantém homenagem a Lula no Carnaval
Buraco se abre no meio da rua, engole avenidas e cria cena de terror na China
MPF recomenda medidas para proteger APA de Piaçabuçu durante Carnaval
Policiais militares salvam bebê engasgado durante patrulhamento no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
