Alagoas

Aplicativo desenvolvido por alunos do Ifal Maceió busca sistematizar doação de sangue

Por Assessoria com Assessoria 22/08/2014 17h05
Aplicativo desenvolvido por alunos do Ifal Maceió busca sistematizar doação de sangue

Em breve, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá receber um moderno reforço na promoção do ato de doar sangue. Os alunos do Ifal Maceió, Jhonata Lima, do curso superior em Sistema de Informações, e Mayara Rysia, do técnico integrado em Informática, desenvolveram um aplicativo para dispositivos móveis (smartphone e tablet) que pretende transformar a atitude da doação em um hábito entre os alagoanos.

O projeto, que existe desde 2013, recebe o nome de +Sangue e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau). Nesta quinta-feira (21), o protótipo foi apresentado no Corredor da Inovação do Instituto Federal de Alagoas, montado no Caiite 2014.

Diferente dos que já existem, o aplicativo desenvolvido pelos estudantes do instituto terá ligação direta com o Hemoal. É o segundo no país a ter essa comunicação oficial com um órgão púbico.

Mayara Rysia relata que uma das vantagens do aplicativo é a sistematização do processo de doação de sangue. “Só temos acesso às campanhas do Hemoal pela TV ou durante etapas específicas do ano, geralmente, em festas e feriados prolongados. O aplicativo preenche uma lacuna de divulgação e também de promoção do ato de doar sangue que pode salvar tantas vidas”, destaca.

Com o novo software, as pessoas cadastradas poderão acompanhar o estoque de sangue e, no caso de redução de algum tipo, receberão uma notificação. “Caso o usuário não tenha o tipo de sangue que apresenta a carência, ele poderá compartilhar essa informação com seus amigos”, detalha Jhonata Lima.

O programa também irá disponibilizar orientações de saúde que devem ser seguidas pelos doadores e avisar quando o usuário estiver apto a doar novamente (homem pode doar a cada 60 dias e mulher a cada 90 dias). Através dessa ferramenta também vai ser possível agendar dia e hora para doação no Hemoal, além de seguir as campanhas oficiais promovidas pelo hemocentro.

Os estudos de aperfeiçoamento do aplicativo prosseguem e o objetivo é expandir as funções dele para doação de órgãos e integrá-lo a demais instituições de saúde pública.