Pulo da Gata

Pulo da Gata

Pulo da Gata

Você está preparado para praticar caminhadas?

01/10/2014 19h07
Você está preparado para praticar caminhadas?

Com o fim do inverno, a preguiça vai dando lugar à vontade de exibir um corpo mais magro e saudável. As praças, avenidas, antes vazias, agora estão repletas de pessoas de tênis e roupas esportivas. Algumas caminham, outras correm, mas todas adotam o espaço ao ar livre como forma de se exercitar. O problema é que nem todas tomam as precauções necessárias antes de começar as atividades.

O educador físico Gilberto Carvalho, o Giba, explica que antes de iniciar qualquer atividade física é necessário consultar um médico e fazer exames para verificar a pressão arterial, glicemia, colesterol, entre outros indicativos que deverão apontar se o indivíduo está ou não apto.

Giba aconselha ainda que sejam usadas roupas confortáveis e o tênis deve ter um bom sistema de amortecimento, escolhido de acordo com o tipo de pisada. “Sem o calçado adequado a caminhada pode causar problemas de joelhos e de coluna”, explica.

Ele alerta ainda que o ideal é caminhar no início da manhã e ao entardecer/anoitecer quando o clima está mais agradável. “Quem nunca correu deve iniciar com uma caminhada, assim que seu condicionamento físico melhorar, inicia-se um trote (fica entre uma caminhada e uma corrida), para posteriormente iniciar a corrida”, recomenda Giba.

Alimentação adequada antes e depois do treino
A nutricionista Mirella Freire também esclareceu dúvidas acerca da alimentação adequada antes e depois qualquer atividade física. Confira a entrevista:

Muita gente gosta de malhar pela manhã, e logo cedo pode ser que não consiga se alimentar. Mas ir para a academia ou fazer aquela caminhada sem comer nada não é aconselhável. Por quê?
Primeiro temos que pensar em duas coisas: na individualidade biológica de cada um e na intensidade do exercício. Treinar pela manhã em jejum ou passar horas na academia, você utilizará bastante massa magra como energia, além do que, algumas pessoas podem sentir tonturas, náuseas e alterações na temperatura corporal. Não é aconselhável.

O que comer antes da caminhada?
É necessário consumir algo antes do exercício para evitar uma hipoglicemia (tontura, dor de cabeça e mal-estar) e não utilizar da sua massa magra como combustível para a atividade física. O ideal é fazer uma refeição leve uma hora antes da caminhada. Uma fruta ou uma fatia de pão integral ou uma tapioca com queijo ou geleia são boas opções.

Quanto tempo antes do treino devemos comer alguma coisa?
Quanto mais próxima do treino a refeição, mais leve deve ser. Isso porque alimentos redirecionam sangue para o trato gastrintestinal. E durante o treino o sangue deve ir para os músculos e não para o trato gastrintestinal. Depois do treino o objetivo é o oposto: fazer com o que o sangue receba nutrientes o mais rápido possível para que o corpo seja sinalizado que o exercício terminou. Os músculos trabalharam bastante e, de certa forma, é preciso recuperá-los.

Outro erro que muita gente comete é pensar que, se malhou durante 1h, 1h30, pode comer à vontade depois. Por que esse pensamento é errado?
Porque jamais um ser humano pode comer à vontade. Se ele treina muito, a nutrição tem que ter um ajuste fino pra regenerar as estruturas celulares que foram abaladas no treino. E se ela não pratica exercícios físicos, que já é um fator contra a saúde, comer errado é um segundo fator de risco.

Quanto ao consumo de bebidas energéticas ou qualquer tipo de suplementação?
Toda e qualquer utilização de suplementação requer uma avaliação nutricional prévia. A prescrição deve ser baseada na individualidade biológica de cada indivíduo. Procure seu nutricionista para melhor lhe orientar.
 

Sobre o blog

O blog da mulher de Arapiraca. Com dicas de moda, viagens, gastronomia e tudo que rola no mundo feminino no Agreste de Alagoas. Por Clau Soares e Kamylla Lima.

Arquivos