Politicando
A sede de dinheiro continua e passagens aumentam para R$ 3,50 em Maceió
A sede de dinheiro continua da gestão municipal de Maceió. Uma péssima notícia para os usuários do transporte público da capital. É que nesta quarta-feira (23), foi aprovado por decisão unânime, oito votos a um, o reajuste de 11,11% na tarifa de ônibus. Os maceioenses terão que se desembolsar R$ 3,50. Como sempre, a vontade dos empresários prevaleceu. Com a decisão, caberá ao prefeito Rui Palmeira (PSDB) aprovar ou não o novo aumento, um belo presente de Carnaval para os moradores da maior cidade de Alagoas.
Como já é de conhecimento de todos, os empresários do setor de transporte público alegaram que o reajuste deve-se a queda no movimento de passageiros com a implantação pela SMTT da integração temporal. A pergunta que fica no ar é a: Como eles podem alegar perdas se os coletivos estão sempre cheios?
Ano-novo é o período do ano em que as pessoas renovam os votos de esperança de dias melhores e muitos fazem uma reflexão interna dos atos que realizaram durante o ano que termina. 2017 começou em Maceió com os velhos problemas de sempre: pardais, multas, imprudência contínua dos motoristas que não respeitam as leis de trânsito, o desemprego e agora a população terá que pagar mais caro por um péssimo serviço de ônibus.
Como se não bastasse todos esses problemas na vida dos maceioenses, o tucano também resolveu aumentar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Os contribuintes tiveram um reajuste de 8% nos tributos. Os carnês já estão sendo entregues para os maceioenses.
Não satisfeito com o aumento do IPTU, a mais nova ganância por dinheiro e arrecadação do Prefeito de Maceió é o retorno da zona azul em diversos pontos de capital. A princípio, a cobrança pelos estacionamentos irá começar no Stella Maris.
Os proprietários de veículos, que já sofrem no começo do ano com o IPVA e o Licenciamento dos automóveis, terão que arcar com mais essa nova sabedoria da gestão municipal.
O que mais chama atenção é que autorização deu-se através de decreto e que não passou pelo crivo da Câmara Municipal de Maceió. Outro detalhe é que a prefeitura irá cobrar para estacionar e não se responsabilizará pelos objetos no interior dos carros.
Acham que o poder público se deu por satisfeito? Como se não bastasse o aumento do IPTU e a cobrança pelos estacionamentos na Zona Azul, a Prefeitura de Maceió resolveu ressuscitar os pardais eletrônicos, nas principais avenidas de Maceió, gerando mais arrecadação para o município.
A maioria é contra, mas os pardais coibirão as imprudências de trânsito e irão servir para as reduções dos números de acidentes e atropelamentos nas principais avenidas de Maceió. Sabemos que a determinação irá financiar a indústria da multa. A decisão irá valer a partir de março deste ano e é bom os condutores ficarem atentos para mais esse presente da Prefeitura de Maceió.
A população? Resta-nos apenas esperar e reivindicar. Continuaremos acompanhando de perto e cobrando do poder público, as soluções para os problemas da capital dos alagoanos.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
