Politicando
Audiência pública debate políticas públicas voltadas para o universo feminino

Com o tema “200 anos de Alagoas: Mulheres - Lutas e Conquistas”, a Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 13, uma audiência pública com o objetivo de traçar um mapa da rede de proteção à mulher, no Estado, com a participação do Conselho Estadual do Direito da Mulher, com o intuito de avançar na construção das políticas públicas voltadas para o universo feminino. Durante a audiência, que também faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, foi entregue a medalha de mérito guerreiras e guerreiros alagoanos.
“Precisamos interferir e ajudar na construção de uma sociedade mais justa, com a partição da mulher em pé de igualdade com os homens, para que haja essa complementariedade necessária para a construção das políticas públicas”, argumentou a deputada Jó Pereira (PMDB), autora do requerimento para a realização da audiência pública.
A ideia, segundo a parlamentar, além de mapear os principais problemas que afligem a rede de atendimento à mulher, é fazer o acompanhamento e monitoramento da execução das políticas públicas. “O objetivo dessa audiência é convocar toda sociedade, principalmente as mulheres, para monitorar, cobrar e buscar soluções para o problema que está posto, que é uma diferença estúpida da participação feminina com relação a participação do homem nos espaços de decisão”, declarou Jó Pereira.
A professora de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Elayne Pimentel, que foi uma das agraciadas com a medalha Guerreiros de Alagoas, destacou que o debate em torno da problemática feminina é de grande importância, especialmente quando o fórum escolhido é o Legislativo Alagoano. “A Assembleia Legislativa é um espaço privilegiado de discussões dessa natureza. Porque a condição feminina na história é de muita opressão e visibilidade. E essas questões permanecem até os dias atuais. Por isso é muito importante ter o Legislativo atento, junto com a comunidade, para que façam o reconhecimento da importância das mulheres em todos os cenários social e político do Estado”, observou a professora.
Dentre os principais problemas que envolvem a questão feminina está a violência e segundo a secretária adjunta de Segurança Pública, Luci Mônica, Alagoas ocupa o quarto lugar no ranking nacional de violência doméstica. “Já reduzimos, mas mesmo assim temos que lutar contra os feminicídios que acontecem diariamente. E são casos gravíssimos, são mulheres que estão morrendo nas mãos de companheiros e ex-companheiros e é preciso que isso mude”, disse, acrescentando que, apesar do advento da Lei Maria da Penha. há ainda muito por avançar. Na avaliação dela, existe um grande paradoxo com a Lei Maria da Penha. “A partir da lei aumentou o número de boletins de ocorrências, as mulheres se sentiram mais protegidas e as medidas protetivas de urgências são eficientes, mas ao mesmo tempo temos que trabalhar muito mais para conter o feminicídio”, observou Luci Mônica.
A secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, destacou a parceria da deputada Jó Pereira com a Secretaria e abordou as ações que foram efetivadas pelo Governo. “Com as nossas campanhas e a segurança que passamos para as mulheres, aumentamos, só nesse mês de março, em 49% o número de denúncias”, informou a secretária.
A audiência pública contou com as presenças dos deputados Dudu Hollanda (PSD) e Isnaldo Bulhões (PMDB). Participaram ainda a deputada federal Rosinha da Adefal (PTdoB); Carlos avalcante Filho (Tribunal de Justiça); Vanessa Oiticia (Procuradoria Geral do Estado); Maria Clara Bugarin (Controladoria Geral do Estado); Prefeita de Belém, Paula Santa Rosa; secretária de Infraestrutura, Maria Aparecida de Oliveira; presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana Maria Pereira; Psicóloga e ex-secretrária da Mulher, Vanda Menezes.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)