Politicando

Politicando

Politicando

Governador e ministro lançam o Criança Feliz em Alagoas nesta quarta-feira (22)

20/03/2017 20h08
Governador e ministro lançam o Criança Feliz em Alagoas nesta quarta-feira (22)

O governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, lançam nesta quarta-feira (22) o Programa Criança Feliz em Alagoas. A solenidade acontece a partir das 9h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

O Criança Feliz tem como metas principais o fortalecimento das famílias nas funções de cuidado, proteção e educação das crianças; o desenvolvimento de estratégias intersetoriais visando integrar, ampliar e fortalecer as diversas políticas públicas voltadas para gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias; a promoção de ações voltadas ao desenvolvimento integral na primeira infância e apoio às famílias adotando, entre outras estratégias, as visitas domiciliares.

O Estado de Alagoas teve um dos maiores índices de adesão ao programa registrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) entre os municípios considerados elegíveis. Dos 86 municípios alagoanos aptos a receber o programa, 84 realizaram todos os procedimentos, o que representa 97% de adesão.

Na avaliação do secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira, essa adesão em massa demonstra a importância dada pelos gestores municipais às políticas públicas voltadas para primeira infância em Alagoas.

“Estamos em um momento decisivo para o futuro de Alagoas. É preciso investir agora na primeira infância, sob o risco de comprometermos o desenvolvimento das nossas crianças e, por consequência, do nosso Estado. O Governo de Alagoas trata a criança como prioridade. Já trabalhamos essa temática com o projeto-piloto da Primeira infância, instalado em Murici no ano passado, e agora vamos receber o reforço do Criança Feliz. Temos uma expectativa enorme com relação aos resultados do programa, aliado às ações do Estado”, disse Pereira.

A primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, que coordena o Comitê da Primeira Infância de Alagoas, e é interlocutora com o Governo Federal, em relação ao programa Criança Feliz,  disse que a ação federal trará um reforço importante para os cuidados com as crianças alagoanas. 

"Usamos diretrizes similares, seguindo padrões mundialmente de cuidados com a primeira infância, além de adotarmos a intersetorialização. O Criança Feliz chega no momento importante para formação das futuras gerações", disse Renata Calheiros. 

Multiplicadores

No mês de fevereiro, o Estado sediou a capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz em Alagoas, Paraíba, Sergipe e Maranhão. Nos 10 dias de curso, os multiplicadores foram preparados para orientar as famílias assistidas pelo programa, incentivar atividades lúdicas que aproximem as crianças e seus cuidadores e despertem estímulos cognitivos, além de estratégias para o funcionamento das visitas domiciliares previstas pelo programa.

Durante a capacitação, os multiplicadores receberam a visita do governador Renan Filho e da primeira-dama Renata Calheiros, que lembraram o papel fundamental de cada um no sucesso do programa. “Eu acredito que promover o desenvolvimento da primeira infância é fundamental para que o país possa avançar mais rápido”, disse Renan Filho na ocasião. 

Sobre o blog

O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.

Arquivos