Jean Rafael
O sono está diminuindo nos brasileiros.

Quem nunca passou uma noite em branco, sem conseguir dormir?
Vou relatar minha experiência pessoal acerca de como a um tempo atrás me encontrava no outro dia após uma noite mal dormida. Já na madrugada por volta das 4 da manhã vinha o desespero, pois não sabia se daria conta das demandas e sintomas que estavam por vir.
- Falta de concentração
- Fadiga excessiva,
- Problemas na articulação da fala,
- Tontura,
- Irritação, baixa criatividade e baixa autoestima.
- Ansiedade e até tristeza.
Os principais fatores que causavam essas alterações no meu sono eram: Trabalho noturno, preocupações excessivas, carga de trabalho muito grande e baladas de fim de semana que me levavam a exaustão.
A Revista Science Advances com base em dados coletados por meio de um aplicativo de smartphone verificou que o Brasil está entre os países que tem a noite de sono mais curta do mundo, vamos para cama por volta das 23:40 e dormimos em média 7 horas e 36 min.
No final de 2012 o Instituto de pesquisa e orientação da mente (IPOM) obteve após uma avaliação que 69% dos entrevistados tinham uma qualidade de sono ruim. Entre os maiores vilões estavam: Preocupações com problemas familiares e financeiros (50%), estresse (40%) e a dificuldade de desligar televisão, celular e internet (28%).
Recentemente em pesquisa realizada pelo Data Folha foi evidenciado que a qualidade do sono entre as pessoas com mais de 60 anos piorou consideravelmente nos últimos 10 anos. Sendo assim, vale ressaltar que é muito importante ter uma noite de sono para manter a saúde física e mental equilibrada. Vários estudos ressaltam o impacto do sono na melhora da imunidade, diminuição de eventos cardiovasculares e no potencial intuitivo e criativo.
Algumas dicas para uma boa noite de sono: Tente evitar aparelhos eletrônicos antes de dormir, evite praticar atividades físicas próximo a hora de ir para cama, caso o sono não venha tente realizar práticas de relaxamento ou uma boa leitura, cuidado com alimentos e bebidas estimulantes.
Sobre o blog
Médico cirurgião geral com residência médica em cirurgia geral; Professor mestre em ensino na saúde; Pós-graduado em ensino na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês; Pós-graduado em Auditoria de Sistemas de Saúde pela Estácio de Sá do RJ; Pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal.
Arquivos
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo
