Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
Fogo já consumiu área equivalente a 7.700 campos de futebol, forçou evacuações e ameaça vilarejos
Incêndio florestais na Patagônia argentina consumiram mais de 5.500 hectares entre segunda-feira (5/1) e este sábado (10/1). A área devastada pelas chamas equivale a aproximadamente 7.700 campos de futebol.
O governador de Chubut, uma das províncias mais atingidas, afirmou que um dos principais focos do incêndio foi provocado de forma intencional.
Além de Chubut, há focos ativos de incêndio em diferentes estágios nas províncias patagônicas de Neuquén, Río Negro e Santa Cruz. Entre janeiro e fevereiro de 2025, a região já havia registrado incêndios que destruíram cerca de 32 mil hectares.
O governador da província, Ignacio Torres, afirmou em uma publicação na rede social X que, diante das condições climáticas adversas previstas para o fim de semana, as “próximas 48 horas serão vitais” para conter o avanço das chamas.
Apesar dos esforços de centenas de bombeiros, o fogo devastou milhares de hectares de vegetação e cercou a pequena cidade de Epuyén, um vilarejo com pouco mais de 2.000 habitantes, localizado entre um lago glacial e colinas cobertas por florestas nativas.
Segundo Torres, cerca de 3.000 turistas que estavam em Puerto Patriada e 15 famílias da região de Epuyén precisaram ser evacuados. Mais de dez casas foram destruídas pelo incêndio.
A operação de combate ao fogo mobiliza quase 500 pessoas, entre bombeiros, equipes de resgate, forças de segurança e pessoal de apoio. Para reforçar os trabalhos, aeronaves e novos contingentes de bombeiros são esperados durante o fim de semana, vindos da província de Córdoba, no centro da Argentina, e também do Chile.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
