Bastidores

Bastidores

Bastidores

Por que Teófilo tanto critica grupo político que o apoiou no passado?

Na época, o deputado estadual Rogerio Teófilo fazia um pífio mandato na Assembléia Legislativa

27/07/2019 07h07
Por que Teófilo tanto critica grupo político que o apoiou no passado?

Era início dos anos 2000. Arapiraca passava por uma grande mudança em sua estrutura administrativa, com uma gestão de ganhava cada vez mais apelo popular. Na política, aos poucos a cidade se superava a trágica morte da então deputada Ceci Cunha, ocorrida em 1998.

Na época, o deputado estadual Rogerio Teófilo fazia um pífio mandato na Assembléia Legislativa, nenhum com projetos relevantes ou que tenham mexido com o cenário do desenvolvimento de Alagoas. 

Uma ideia da então prefeita Célia Rocha e seu grupo coloca Arapiraca de novo na Câmara Federal. O escolhido foi Teófilo. Com alta aceitação dela na administração municipal na cidade e na região, as chances aumentaria. O sucesso estava próximo. 

Foi aí que por pouco um fato lamentável não melou com os planos. Rogerio sofreu um acidente. O caso foi grave, tanto que muletas o acompanharam por semanas e um caminhar mais lento virou seu destino pra sempre.

Apesar do problema, Célia Rocha e em nenhum momento pensou em trocar de candidato, mesmo com a evidência de que a campanha estava comprometida e ele não poderia andar pelo Estado. Ela o fez. A prefeita percorreu a cidade, os municípios vizinhos e durante aquela eleição foi “as pernas de Teófilo”, como ela mesmo já disse alguns anos atrás. 

A vitória foi conquistada, graças a Célia. O prestígio da prefeita era imbatível. Foi um grande momento para o grupo político que tomava conta da segunda maior cidade de Alagoas.

Quatro anos antes, em 1998, Célia também já havia apoiado Teófilo como candidato a deputado estadual. O mesmo aconteceu em 1988 e 1992, quando ele tentou por duas vezes ser o prefeito da cidade, mas foi derrotado em ambas. 

Voltando aos anos 2000... após quatro anos na Câmara Federal, Teófilo tentaria a reeleição em 2006. Contou com o apoio novamente da então agora ex-prefeita Célia Rocha e do prefeito Luciano Barbosa. Mas seu fraco desempenho em Brasília e sua imagem “cansada” o fizeram perder o pleito. 

Naquele ano, o grupo encarou como uma “tragédia” política. Arapiraca não teria mais uma cadeira no legislativo federal. Seria o fim da parceria com Rocha-Teófilo? Não! Dois anos depois, em 2008, Luciano iria para reeleição muito bem avaliado. Ao seu lado na chapa, o escolhido foi Teófilo. Mais uma vez recebendo apoio do grupo.

A relação só chegou ao fim em 2011, quando Rogerio se filiou ao PSDB e se lançou candidato a prefeito, mesmo contra o grupo que esteve ao seu lado por quase duas décadas.

Na eleição de 2012, uma derrota apertada (diferença de pouco mais de 4 mil votos) para a própria Célia. Quatro anos depois, enfim virou prefeito ao derrotar o deputado Ricardo Nezinho, no pleito mais difícil da história do município. Foram apenas 259 votos de diferença. 

Vale lembrar também que em 1996, quando Célia foi eleita pela primeira vez o vice-prefeito foi Geraldo Cajueiro Filho, cunhado do atual prefeito. Quatro anos depois, em 2000, foi a vez de Ricardo Teófilo, seu irmão. Os dois casos a indicação foi de Rogerio.

Hoje, mesmo após mais de dois anos e meio a frente da prefeitura, Teófilo não cansa de usar as mídias para criticar os antigos gestores, ou seja, o grupo que esteve ao seu lado por tantos anos. Raiva? Estrategia de defesa? Foco na tentativa de reeleição? Isso só o próprio prefeito pode responder. 

 

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos