Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

Blog do André Avlis

LIBERTADORES: Palmeiras e Atlético-MG, o jogo da instabilidade contra a regularidade

Primeira partida do confronto da fase de semifinal acontece hoje, às 21h30, no Allianz Parque. Confira a análise dos times

21/09/2021 06h06
LIBERTADORES: Palmeiras e Atlético-MG, o jogo da instabilidade contra a regularidade

Enfim, chegou a hora. O confronto de dois gigantes do futebol brasileiro terá início hoje.

Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam nesta terça-feira, às 21h30, no Allianz Parque. Partida de volta será na próxima terça-feira (28), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Vale lembrar que nos confrontos de mata-mata da Taça Libertadores existe o critério gol qualificado fora de casa, que é critério de desempate. Ou seja, mais um ingrediente para um embate que promete muita emoção.

A ANÁLISE: Palmeiras e Atlético-MG

As duas equipes vivem momentos distintos - especialmente nos níveis de atuações. Embora estejam brigando "nas cabeças" do Campeonato Brasileiro. O Galo na liderança e o Verdão logo atrás.

O Palmeiras vive um momento de instabilidade e de oscilação em seu nível e ritmo de atuação. É capaz, por exemplo, de ir muito bem num jogo e ir muito mal no outro. Ou em vários momentos das partidas.

Em vários períodos dos jogos cai de produção - o que faz com que o time sofra. Muitas das vezes sem necessidade. Além de ter um pouco de dificuldade em achar um "plano B" entre variações táticas e repertório ofensivo. O time de Abel Ferreira vem sofrendo um pouco com esses fatores e isso é notório.

No entanto, há manutenção de um conceito e estratégia: a verticalidade. O Palestra é um time que precisa de poucos toques para chegar na área adversária. Algo que continua sendo uma arma. Pela velocidade na transição ofensiva que se tornou característica. Além de sua parte coletiva muito forte; quando está em sintonia.

Já o Atlético-MG, podemos dizer que vive o oposto. É um time que vem elevando seu jogo a cada dia que passa. Tem um enorme poder ofensivo, é um time dinâmico, de muita movimentação e capaz de criar várias alternativas na parte ofensiva. Além de também ter o fator individual a seu favor.

Entretanto, como qualquer equipe tem, também, pontos fracos. Por ter esse poderio em seu ataque, sempre deixa espaços - especialmente nas costas de seus laterais. Dando a chance do adversário tentar uma bola invertida ou longa.

Há também outro ponto importante, em uma das deficiências do galo: o incômodo quando seu jogo não encaixa. Fator que prejudica principalmente a parte de concentração dos jogadores.

Na parte tática - e consequentemente defensiva -, ambas as equipes conseguem manter um padrão. Mesmo com diferentes formas de se postar ao defender. As duas linhas de quatro do Palmeiras, variando para a última de cinco, contra a mesma linga de quatro do Atlético-MG que avança no "perde pressiona".

Em resumo, são duas excelentes equipes, com excelentes elencos. Porém, pelo atual momento vivido, acredito que para o confronto o Atlético-MG é o favorito. Por tudo que vem jogando, mostrando, mantendo e evoluindo.

 

Arquivos