Bastidores

Bastidores

Bastidores

Paulão espera por João Caldas para avalizar filiação de Daniel Barbosa ao PT

Avaliação do deputado petista é que chapa fica muito difícil com dois fortes adversários

03/01/2022 17h05 - Atualizado em 03/01/2022 17h05
Paulão espera por João Caldas para avalizar filiação de Daniel Barbosa ao PT

A possível federação partidária entre PT, PSB, PCdoB e PV, que viabilizaria a eleição e uma suposta governabilidade de Lula a partir de 2023, segue fomentando bastidores e negociações no plano local. Uma delas é a filiação ao PT do empreendedor arapiraquense Daniel Barbosa, filho do prefeito Luciano Barbosa (MDB).

O presidente estadual do PT e deputado federal Paulão, em entrevista ao jornalista Cícero Filho na Band Nordeste, deu a entender que a negociação para filiação de Daniel aos quadros petistas deu uma “esfriada”. Isso porque caso a federação saia do papel, outros nomes dos demais partidos federados podem completar a chapa, inviabilizando o caminho pensado por Paulão e Daniel para suas próprias eleições.

Um desses nomes, talvez o de maior densidade dentre eles, seja o do ex-deputado federal João Caldas, pai do prefeito JHC. JC atualmente está no PSB, e caso entre no chapão da federação, pode dificultar a vida de Daniel, e até mesmo de Paulão. Dessa forma, o petista afirmou que está “avaliando” a entrada do arapiraquense na legenda.

Paulão, neste caso, opera em benefício da manutenção de seu próprio mandato. Com Daniel Barbosa, são boas as chances de um dos dois ser eleito – aquele que vencer o outro dentro do chapão. Com JC, é um candidato a mais na disputa – e todos sabem e não subestimam do poder de articulação do pai de JHC.

Existe para Daniel duas outras alternativas: a manutenção no MDB, partido de Luciano e do governador Renan Filho, ou a ida ao PP de Arthur Lira – na avaliação interna de pessoas próximas ao empreendedor, a que menos o agradaria, pela proximidade incômoda de bolsonaristas e outros indivíduos ligados a esse tipo de ideologia.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos