Bastidores
Janela partidária abriu-se nesta quinta; UB e MDB devem ficar com as maiores bancadas – veja mudanças
Blog Bastidores faz um raio-x de cenários possíveis para os deputados estaduais
Começou nesta quinta-feira (02) – e vai até a meia-noite de 1º de abril a tão aguardada janela partidária, período na lei eleitoral em que parlamentares no último ano de sus mandatos podem trocar livremente de legenda, sem que seus mandatos sejam requeridos pelos partidos. E em Alagoas, a janela vai movimentar bruscamente o cenário eleitoral, definindo a situação de muitos nomes na disputa proporcional.
O Blog Bastidores pesquisou entre fontes do meio político, e traz um raio-x completo do que pode acontecer durante esses 30 dias de “troca-troca” parlamentar entre deputados estaduais. Alguns estão com suas situações praticamente definidas, enquanto outros guardam a sete chaves seus destinos eleitorais – nesse caso, a gente especula com base nas opiniões dos analistas políticos.
De acordo com esse quadro inicial, alguns parlamentares têm excelentes possiblidades de renovarem seus mandatos em outubro; já outros se encontram em situação perigosa, mesmo com perspectivas de boas votações, e podem ficar de fora da próxima composição da ALE.
UB
Os números podem variar até o fim do mês, mas findada a janela certamente será a maior bancada da ALE – e seguirá firme para eleger o próximo governador tampão.
Até o momento, 11 deputados deverão ingressar no partido: Marcelo Victor (presidente estadual) e Paulo Dantas, que ingressa para ser governador tampão, e cede a vaga de deputado para Lobão, também da UB.
O grupo tem ainda Bruno Toledo, Cibele Moura, Dudu Ronalsa, Gilvan Barros Filho, Inácio Loiola, Jairzinho Lira, Ricardo Nezinho, Leo Loureiro e Yvan Beltrão (este pode seguir na UB ou no partido ao qual Marx Beltrão se filiar).
MDB
Pela atual legenda do governador Renan Filho, cinco deputados devem buscar a reeleição: Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Galba Novaes e Breno Albuquerque. Chico Tenório é outro que pode encerrar o mês nas fileiras emedebistas.
PP
Quatro deputados devem terminar o mês filiados à legenda do deputado federal Arthur Lira, porém dois deles não devem disputar a reeleição: Jó Pereira (deve ser candidata a vice ou deputada federal) e Davi Davino Filho (irá para a câmara federal ou senado). Os demais são Angela Garrote e Tarcizo Freire, que permanecem no partido.
Demais partidos
Davi Maia deverá ser o único deputado do PSDB; Ronaldo Medeiros e Silvio Camelo devem disputar eleição pelo PT ou em caso de federação com o PV, Camelo estaria neste último; Cabo Bebeto tem situação complicada para sua eleição caso escolha o PL, ou pode engrossar a UB e facilitar sua vida; Marcos Barbosa deve ser a aposta do PROS; Antonio Albuquerque banca sua candidatura ao governo pelo Republicanos, e Olavo Calheiros deve se aposentar da política.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Sine Maceió oferece 716 vagas de emprego nesta segunda-feira (1º)
Caso Cláudia Pollyanne: Polícia conclui inquérito e indica dono de clínica por homicídio doloso
Polícia prende em SP acusado de esfaquear homem em bar de Arapiraca
Azul Linhas Aéreas deve indenizar cliente que teve mala quebrada durante viagem
Prefeita Tia Júlia realiza segunda entrega de EPIs aos servidores do Matadouro Público Municipal
