Blog do André Avlis
Sem mudar características, Pouso Alegre modifica seu comportamento jogando em casa
Na Série D,
Forte e invicto em casa.
O Pouso Alegre ainda não perdeu jogando no Estádio Manduzão pela Série D. Em nove jogos, o time conquistou seis vitórias e três empates. Foram 11 gols marcados e três gols sofridos.
A segunda partida da fase de quartas de final contra o ASA, acontece neste sábado (27), às 17h, no Estádio Manduzão.
Além dos números e do bom rendimento em seus domínios, chama atenção a mudança de postura do time mineiro jogando em casa. Ainda mais pela manutenção de suas características.
A configuração tática não muda. O sistema muito menos. O 4-2-3-1 é mantido com suas variações ofensivas. Na fase defensiva, permanece com a marcação em bloco médio, fazendo duas linhas de quatro e quando necessário varia para o 5-4-1.
No entanto, apesar de toda a preservação tática, a alteração no comportamento é o ponto-chave para o sucesso do "Pousão" em casa.
O time se torna mais agressivo, adianta suas linhas e pressiona a saída de bola do adversário na tentativa de retomá-la no campo de ataque. Além disso, através da intensidade e velocidade, utiliza muito os corredores laterais para chega ao campo de ataque.
Outro ponto importante é a ação do 'perde pressiona'. Assim que acontece a perda da posse de bola, a partir compactação e adiantamento das linhas, o time tenta bloquear as linhas de passes do adversário. Dificultando assim, a construção de jogadas do oponente.
Quando o encaixe da pressão não acontece o Pouso Alegre baixa as linhas na faixa média, compacta a marcação e monta um contragolpe para utilizar sua velocidade na transição ofensiva - uma das armas do "Dragão".
Efetivamente, é um time que faz valer seu fator casa. Entre toda organização tática e a eficácia em sua estratégia.
O ASA vai enfrentar um time extremamente eficiente jogando em seus domínios. Por isso, vai precisar fazer um jogo sem margem de erros para pode reverter o placar desfavorável de 2 a 0.