Bastidores
Com forte atuação de Renan Calheiros, ex-governador Renan Filho deve ser anunciado como ministro por Lula
Articulação do senador teve altos e baixos mas deve obter êxito
Que Renan Calheiros foi figura importante na vitória e ainda antes, na viabilidade de Lula (PT) como candidato à presidência da República, poucos discutem. Porém, mesmo gozando de bom trânsito com o presidente eleito, Calheiros pena para emplacar um ministro que chame de seu.
Como é normal da democracia, a disputa por ministérios neste momento é forte em Brasília - e se intensifica ainda mais à medida em que se aproxima o dia 12, data colocada por Lula para anunciar pelo menos 80% dos seus ministros.
Desde o começo das negociações, Calheiros tenta encaixar como ministeriável Renan Filho, senador eleito. O cenário perfeito para Renan, o pai, seria que sua indicação não fosse a do MDB, mas dele pessoal, por sua proximidade com Lula e por "brigar" pelo presidente desde os tempos de prisão em Curitiba.
Mas a realidade não é tão fácil quanto se pensava. A ideia de indicação pessoal de Renan foi logo descartada, por um motivo simples: não há tantos ministérios para tantos "amigos-irmãos" de Lula.
Dessa forma, restou a Calheiros disputar dentro do MDB a indicação de Renan Filho. Uma luta árdua, já que a legenda tem outros tantos nomes de peso para ocupar ministérios, a começar pela ex-candidata à presidência Simone Tebet.
Como Lula sinaliza que Tebet não será indicação do partido, por ter sido candidata a presidência e figura importante para fazer Lula penetrar no meio do agro - eleitorado arredio ao PT - o caminho ficou aberto para os Calheiros, que podem ter Renan Filho anunciado como ministro na próxima semana.
A indicação não está fechada, pois como também é normal na política, toda hora surge um "nome novo" dentro do MDB para derrubar Renanzinho. Mas ele deve mesmo ser confirmado pelo presidente para seu 1º escalão.
Sobre o blog
Blog focado em política.
Arquivos
Últimas notícias
Moraes recebe entidades de direitos humanos no STF para discutir megaoperação no Rio
Juíza Ana Raquel da Silva Gama morre vítima de infarto durante viagem
Jovem acusa esposa de o atacar com canivete e cunhado de agressão no município de Jacuípe
Cabo Bebeto critica decisão da Ufal de adotar cotas para pessoas trans e defende cota social
Suspeito de tráfico tenta fugir da PM, mas leva choque em cerca elétrica e é preso em Paripueira
