Bastidores

Bastidores

Bastidores

Isnaldo Bulhões e Renan Calheiros aplicam ‘chapéu’ em Arthur Lira e forma maior bloco da Câmara dos Deputados

Grupo de partidos tem a participação do Republicanos, que integrava o centrão de Lira

31/03/2023 17h05
Isnaldo Bulhões e Renan Calheiros aplicam ‘chapéu’ em Arthur Lira e forma maior bloco da Câmara dos Deputados

Enquanto Arthur Lira (PP) corre para repor prefeitos perdidos para o MDB em Alagoas, a dupla de Renans e o deputado Isnaldo Bulhões, agindo em outro campo, aplicaram uma ‘bola nas costas’ do líder alagoano, e tiraram-lhe boa parte do centrão com a formação de um novo bloco de partidos.

Nesta quinta-feira (30), foi formalizado na Câmara o bloco com MDB, Republicanos, PSD, Podemos e PSC. Com 142 parlamentares, a formação coletiva é o maior bloco partidário da casa, com poder enfraquecer o centrão controlado por Arthur, e de quebra levar uma parcela a mais de votos para as pautas do governo.

Toda a articulação do bloco, segundo o jornal Folha de São Paulo, foi obra de dois deputados: o líder do MDB, alagoano Isnaldo Bulhões, e o líder do Republicanos, Marcos Pereira (SP). A ideia de formação de um ‘centrão paralelo’, desde antes da posse de Lula, já era defendida pelo senador Renan Calheiros, que apoiou o novo bloco.

A união das siglas não nasce, a princípio, para formar uma base para Lula, já que o Republicanos tem outras aspirações para 2026 - o partido tem em seus quadros o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, que pode vir a ser presidenciável nas próximas eleições.

Entretanto, nos bastidores, o principal objetivo da nova formação é começar a trabalhar o ‘pós-Lira’, já que o atual presidente da Câmara não pode mais se candidatar ao cargo em fevereiro de 2025, no segundo biênio da casa. O deputado, por sua vez, trabalha o nome do baiano Elmar Nascimento (União) para a sua sucessão.

Por sua vez, o novo bloco pode lançar os nomes de Isnaldo Bulhões ou de Marcos Pereira, os dois articuladores principais do grupo.

Com o revés sofrido na Câmara, os bastidores apontam que Lira vai retomar as conversas por um bloco formado pelo PP e União Brasil, o que pode lhe dar a liderança da segunda maior bancada da casa, com 108 parlamentares.

Sobre o blog

Blog focado em política.

Arquivos