Bastidores
Impeachment de Lula tem assinatura de dois deputados alagoanos
Requerimento de abertura de processo de cassação de Lula foi pedido pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL)
Um pedido de impeachment do presidente Lula (PT) está sendo articulado por deputados da oposição. Segundo eles, o chefe do executivo cometeu crime de responsabilidade ao comparar as ações do governo de Israel na Faixa de Gaza ao holocausto, extermínio de judeus durante a segunda guerra mundial, que matou cerca de seis milhões de pessoas.
Até o final da tarde desta segunda-feira (19), 87 parlamentares já haviam assinado o documento, de autoria da deputada paulista Carla Zambelli (PL). Dentre os solicitantes, estão dois alagoanos: Alfredo Gaspar (União) e Delegado Fábio Costa (PP).
Para poder ser protocolado na mesa da Câmara, Zambelli precisa reunir as assinaturas de pelo menos 171 deputados. Atualmente, o maior partido de oposição a Lula, o PL, tem 96 parlamentares - porém, alguns integrantes da legenda costumam votar com a base do governo, e não devem assinar o pedido.
Sem a totalidade das assinaturas necessárias no seu partido, resta à deputada buscar apoio de parlamentares de oposição em outras legendas - como o União Brasil e o PP, partidos dos alagoanos que até o momento assinaram o documento.
Caso o pedido de impeachment chegue ao número mágico de 171 assinaturas, outro alagoano será personagem central deste tema: o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira. É ele, em última instância, que decide se lê o requerimento ou ‘engaveta’ o pedido, pelo tempo que lhe for propício.
Sobre o blog
Blog focado em política.