Bastidores
Maioria da base de Luciano Barbosa na câmara tem outros candidatos a deputado estadual para 2026
Vereadores foram ajudados em 2024, e agora terão que ‘retribuir’ apoio em 2026
Em caso de levar até 2026 o projeto de lançar o filho, o advogado Lucas Barbosa, como candidato à Assembleia Legislativa, o prefeito Luciano Barbosa (MDB) terá que contar com uma boa dose de articulação política na Câmara de Vereadores.
Hoje, a maioria dos vereadores titulares na Casa de Herbene Melo tem compromissos políticos com outros candidatos à ALE. Entre os nomes, estão deputados de mandato e suplentes, que pretendem mais uma vez disputar as eleições.
Dos 19 atuais vereadores, incluindo os suplentes que ora exercem o mandato, apenas seis estariam ‘livres’ para apoiar o candidato de Luciano: o presidente Leo Saturnino (MDB), Melquisedec (MDB), Sérgio do Sindicato (PP), Aldo Veiga (MDB), Márcio Canaã (MDB) e Jackeline Barbosa (MDB).
Os demais 13 nomes apoiaram outros candidatos em 2022: Edvânio do Cangandu (Ronaldo Medeiros); Maciel Oliveira (Sílvio Camelo); Dr Fábio Pereira (Lelo Maia); Wellington Magalhães (Henrique Chicão); Ramon Izidoro (Marcelo Victor); Julia Henrique (Remi Calheiros); Melquisedeque (Léo Loureiro); Vavazinho (Cabo Bebeto) e Thiago ML (Fátima Canuto).
Vereador mais votado da casa e pré-candidato a deputado federal, Rogério Nezinho deve fazer dobradinha com o irmão, Ricardo Nezinho. E Pablo Fênix, segundo os bastidores, deve apoiar um deputado estadual indicado pelo governador Paulo Dantas (MDB).
No caso dos suplentes, Adriano Targino deve apoiar Dudu Ronalsa; e Valsandy Veras deve ficar com Gilvan Barros Filho.
Claro, este é um cenário de momento, que pode mudar radicalmente com a intervenção em diferentes níveis de moderação do prefeito Luciano Barbosa.
Sobre o blog
Blog focado em política.