Futebol

Por irregularidade, Portuguesa pode ser rebaixada para a Série B

Por Futebol Interior 10/12/2013 21h09
Por irregularidade, Portuguesa pode ser rebaixada para a Série B

A possibilidade de uma virada de mesa no rebaixamento do Campeonato Brasileiro ganhou mais uma página na noite desta segunda-feira.

Por ter escalado o meia Héverton na última rodada do nacional contra o Grêmio, a Portuguesa pode perder quatro pontos e cair para a 17ª posição, sendo rebaixada. Com isso, o Fluminense se livraria da queda para a Série B.

 Héverton estava impossibilitado de ser relacionado para a partida contra o Grêmio na última rodada por ter sido suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com dois jogos de suspensão após ter sido expulso no jogo contra o Bahia, na 36ª rodada do Brasileirão, porém, após cumprir suspensão contra a Ponte Preta na rodada seguinte, atuou contra o Grêmio na última rodada, mesmo estando impossibilitado pelo STJD.

A CBF entrou em contato com o STJD nesta terça-feira para confirmar a suspensão do atleta na última rodada, que confirmou para a entidade que o jogador não poderia atuar, pois não tinha conseguido o efeito suspensivo.

Assim, segundo o regulamento da competição, a Portuguesa deverá ser punida com três pontos mais a quantidade de pontos somadas no jogo que Héverton atuou (total de 4 pontos). Com isso, a Lusa despencaria na tabela de classificação e cairia para a 17ª posição, com 44 pontos livrando o Fluminense do rebaixamento e sendo rebaixada. O Fluminense terminou o campeonato com 46 pontos.

Segundo o procurador geral do STJD, Paulo Schimitt, a Tribunal será notificado pela CBF na manhã desta quarta-feira para julgar o caso.

Flamengo também deve ser punido
Assim como a Portuguesa, o Flamengo também escalou um jogador suspenso na última rodada. O lateral-esquerdo André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR e julgado e condenado a um jogo de suspensão um dia antes da partida contra o Cruzeiro, no sábado. Mesmo sendo competições diferentes, as punições do STJD valem para qualquer competição organizada pela CBF.

Diferentemente do clube paulista, o Flamengo não seria rebaixado com a perda de pontos (seis, no caso), mas terminaria o Brasileirão na 16ª posição, com 45 pontos, a uma posição da zona de rebaixamento.