Futebol

Artilheiro e recordista, Luiz Adriano supera R10 e agora mira Kaká e CR7

Por 7 Segundos com Globo Esporte 07/11/2014 07h07
Artilheiro e recordista, Luiz Adriano supera R10 e agora mira Kaká e CR7
- Foto: Reprodução/ Facebook

Os números passaram a fazer parte da rotina de Luiz Adriano nas últimas semanas. Os oito gols marcados em dois jogos contra o BATE Borisov, pela Liga dos Campeões, se transformaram em recordes - já atingidos ou alcançáveis, pelo menos na cabeça do atacante do Shakhtar Donetsk, artilheiro isolado daquela que é a principal competição de clubes do mundo.

Luiz Adriano soma nove gols (o outro foi feito diante do Porto) na atual edição - um recorde em quatro rodadas -, que obviamente lhe ajudaram a chegar aos 20 em toda a história da Champions. Desde a última quarta-feira, é o quinto brasileiro mais bem colocado na lista dos goleadores, atrás apenas de Élber (25), Jardel (25), Rivaldo (27) e Kaká (30). Superou ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho e Juninho Pernambucano, ambos com 18. Está em êxtase.

- Fico feliz de ter chegado nessa marca, estar entre os cinco brasileiros e ter passado esses dois grandes nomes que fizeram história na Europa. Vou colocar como objetivo essa marca do Kaká, de tentar alcançar ele, e concentrar-me o máximo nesta Champions com o Shakhtar – disse, em entrevista por telefone.

Luiz Adriano, por que não, está liberado para sonhar com marcas até maiores. Cristiano Ronaldo, por exemplo, é o recordista de gols de uma só edição, com 17 gols em 2013/2014, a última temporada. Nela, terminou a fase de grupos com os mesmos nove gols que o brasileiro já atingiu - ele ainda enfrentará Athletic Bilbao e Porto, mais a provável participação no mata-mata. Já passou da metade do objetivo.

- A gente pode ir bem longe na Champions se continuar assim. Quem sabe eu não consigo chegar no Cristiano Ronaldo? Ser artilheiro desse torneio e ao mesmo tempo levar o Shakhtar longe, para quartas ou semifinal, seria maravilhoso. E muito importante para mim se também conseguir ficar na frente de gente como o Cristiano e o Messi.

Os confrontos contra o BATE Borisov colocaram Luiz Adriano noutro patamar. A primeira convocação para a seleção principal nasceu após o jogo de ida, quando fez cinco gols. Agora, com mais três, sabe que não deve ser tão popular assim em Belarus...

- Mas foi por uma boa causa, né (risos)? Por estar jogando futebol e ajudando o meu time. Fiquei triste porque ainda poderia ter feito mais um, mas em vez de chutar eu preferi o passe para o Alex Teixeira e ele saiu forte demais.

A fase abençoada de Luiz também lhe rendeu a oportunidade de engordar as festas de fim de ano. Ele tem planos de chegar ao Brasil para as férias no dia 11 de dezembro, onde ficará até depois do Reveillón - Porto Alegre é o destino. Graças aos gols recentes, o “bicho” aumentou e será bem investido pelo atacante.

- Sempre tem uma coisa boa além dos gols. Ainda bem que eles estão saindo bastante nessa época, sei que o Natal e o Ano Novo estão chegando (risos). Faz tempo que não vejo muitos familiares, amigos. A programação será bem legal com um pagode.

Antes, é claro, o ex-jogador do Inter vestirá a camisa amarelinha. A apresentação para os amistosos contra Turquia e Áustria está marcada para o sábado.

- A ansiedade é grande. É mais um daqueles sonhos realizados. Acredito que se mantiver o trabalho que venho fazendo no Shakhtar as coisas vão dar certo. A Seleção é repleta de bons jogadores que vão poder me ajudar bastante, como Neymar Willian, Oscar, Philippe Coutinho... É uma oportunidade fantástica.