Futebol

Raposa enfrenta inferno e mística do Horto na grande decisão

Por 7 Segundos com Futebol Interior 12/11/2014 17h05
Raposa enfrenta inferno e mística do Horto na grande decisão
- Foto: Google

Palco eternizado na campanha do título da Copa Libertadores da América em 2013, a Arena Independência, o Horto, como é conhecido carinhosamente, será o palco da primeira final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Cruzeiro nesta quarta-feira, às 22h. Após o impasse sobre a carga de ingressos, a Raposa desistiu de sua parte, e a decisão será de torcida única. Os galistas prometeram lotar o estádio e fazer dele um verdadeiro inferno.

Muito perto de conquistar o Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro sonha com a Tríplice Coroa em 2014, assim como aconteceu em 2003. O feito está muito próximo, mas precisa passar pelo arquirrival Atlético-MG. Para chegar na decisão, a Raposa passou com tranquilidade por Santa Rita-RN (vitórias por 5 a 0 e 2 a 1), penou para eliminar o ABC ( 1 a 0 e 2 a 3) e chegou a ficar de fora da decisão até aos 35 minutos do segundo tempo da partida de volta contra o Santos, mas no fim buscou o empate por 3 a 3. No jogo de ida, venceu por 1 a 0.

O Atlético-MG, por sua vez, eliminou o Palmeiras (1 a 0 e 2 a 0) e depois fez valer o seu poder como mandante, conquistando viradas, que por muitos eram impossíveis. Tanto nas quartas contra o Corinthians, quanto na semi diante do Flamengo, perdeu o confronto de ida por 2 a 0, saiu atrás no placar no jogo de volta, mas, mesmo assim, conquistou o resultado que precisava, o 4 a 1.

Ambos clubes vivem um grande momento e são considerados os dois melhores times do Brasil, mas no retrospecto geral a vantagem é do Atlético. Em 485 partidas disputadas, o Galo venceu em 196 oportunidades, contra 161 do Cruzeiro. O último jogo aconteceu no Campeonato Brasileiro e o Alvinegro venceu por 3 a 2, porém, a Raposa desbancou

TUDO DEFINIDO NO GALO!

O técnico Levir Culpi comandou, na tarde desta terça-feira, na Cidade do Galo, o último treino antes do primeiro clássico da final da Copa do Brasil. Foi realizado um trabalho tático fechado para a imprensa, seguido de um dois toques. Com exceção do atacante Guilherme, o Atlético-MG contará com força máxima para o primeiro clássico diante do Cruzeiro.

Na segunda-feira, por precaução, cinco jogadores foram poupados do treino na Cidade do Galo, em Belo Horizonte. O volante Leandro Donizete, os meias Maicosuel e Dátolo e os atacantes Diego Tardelli e Luan foram a campo apenas para uma corrida leve, sem participar do restante da atividade com os companheiros, porém, nesta terça, treinaram normalmente e estão confirmados para o clássico.

A única dúvida do técnico Levir Culpi é em cima da escalação do volante Leandro Donizete. Caso queira reforçar seu sistema defensivo, o treinador optará pelo jogador. Mas, o atacante Luan é o favorito para ficar com a vaga, deixando o Atlético com seu habitual sistema ofensivo, formado pelo ex-jogador da Ponte, além de Diego Tardelli e o jovem Carlos. Sem contar, as características ofensivas de Maicosuel.

DESFALQUE IMPORTANTE NA RAPOSA!

Após comandar o treino desta terça-feira, Marcelo Oliveira divulgou a lista de 21 jogadores relacionados do Cruzeiro para o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, contra o Atlético Mineiro, nesta quarta, no Independência. A maior ausência da equipe será o zagueiro Dedé, com uma lesão no joelho direito.

O defensor será substituído pelo jovem Alex, recuperado de contusão. Com apenas três partidas com a camisa do Cruzeiro, o jogador de 21 anos será opção a Léo e Bruno Rodrigo, que deverão ser os titulares. Manoel é outra alternativa para a posição, no banco de reservas.

Já o volante Lucas Silva voltará ao time após cumprir suspensão no fim de semana. Ele foi desfalque na vitória por 3 a 1 sobre o Criciúma, no Mineirão, em rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta, deverá formar dupla de volantes com Henrique.

Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Leandro Donizete (Luan), Dátolo e Maicosuel; Carlos e Diego Tardelli
Técnico: Levir Culpi

Cruzeiro-MG

Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Léo e Egídio; Henrique, Lucas Lima, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Marcelo Moreno e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira