Conaf investe em tecnologia e atualiza regras para melhorar a qualidade da arbitragem

A Comissão de Arbitragem da CBF (Conaf) planeja implantar num prazo de até três anos um quadro nacional de árbitros e assistentes. No próximo mês de julho, 13 trios de arbitragem (13 árbitros e 26 assistentes) das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em sua maioria com idade até 28 anos e -escolhidos pelas próprias federações estaduais- passarão por um intenso treinamento com os instrutores da Conaf, no qual serão abordados aspectos físicos, técnicos, teóricos e mentais.
Não é profissionalização
No futebol todos estão profissionalizados, menos os árbitros e assistentes. Apesar disso, o presidente da Comissão de Arbitragem ressalta que este planejamento não tem relação com a questão envolvendo a possível profissionalização dos árbitros. Segundo ele, para que isso ocorra é preciso superar eventuais resistências e romper com uma estrutura que já está implantada há décadas, levando em consideração o aspecto financeiro e a logística.
Software
A Comissão colocará em uso a partir desta primeira rodada da Série A do Brasileiro, um software especialmente adaptado para analisar a atuação das equipes de arbitragem. Na opinião de Sérgio Corrêa, a intenção é ter um retrato fiel de suas performances, para que o desempenho de todos eles nas 38 rodadas da competição seja o mais próximo do ideal. Com isso, deve ser dispensando provavelmente o uso de assessores nas partidas, o que por sua vez diminuirá as despesas dos clubes.
Portal
Outra novidade é o aperfeiçoamento do portal dos árbitros, para reunir todos os dados, transformando-o num canal de informação e fórum de debates. Caso ocorra um lance polêmico, o vídeo será colocado, para ser debatido por árbitros e assistentes, juntamente com a Comissão de Arbitragem. Após chegarem a um consenso, as orientações devem ser unificadas.
Regras
Com base na revisão das regras feitas pela International Board, a mais significativa, foi na de número 12. Pela nova redação, "quando um jogador impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária com falta de mão deliberada, o jogador deve ser expulso onde quer que a falta ocorra. Quando um jogador cometer uma falta contra um adversário dentro da própria área penal, que impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol do adversário, e o árbitro conceder um tiro penal, o jogador infrator será advertido com cartão amarelo, salvo se a falta for de segurar, puxar ou empurrar; o jogador infrator não tentar jogar a bola, ou não houver possibilidade de jogar a bola; a falta for punível só com cartão vermelho. Em todos estas circunstâncias, o jogador é expulso."
O presidente da Comissão de Arbitragem também dá outro exemplo.
- “Quando o jogador for punido com cartão amarelo ou vermelho por falta mais violenta, o jogador lesionado poderá ser rapidamente atendido no próprio campo de de jogo. Até agora, o atleta machucado é retirado de campo, e a partida prossegue, favorecendo a equipe infratora, que por alguns minutos atua com um atleta a mais”, citou.
Tais regras atualizadas serão colocadas em prática pela Comissão de Arbitragem a partir da primeira rodada das Séries A, B, C e D do Brasileiro.
Na Copa do Brasil, o procedimento será adotado a partir da terceira fase, enquanto na Copa do Brasil Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Feminino só na próxima edição.
Últimas notícias

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná

Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
