Esportes Brasil

Após denúncia, Justiça do Trabalho suspende jogos das 11h da Série C

Por Claudio Barbosa com G1 02/06/2016 16h04
Após denúncia, Justiça do Trabalho suspende jogos das 11h da Série C
Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB) - Foto: Foto: Larissa Keren

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público do Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte, aprovando a suspensão dos jogos marcados para às 11h da manhã de domingo, na Série C do Campeonato Brasileiro, e que envolvam o ABC ou América-RN. A decisão também resulta na suspenção do agendamento, por parte da Confederação Brasileira de Futebol, de novas partidas para o horário das 11h às 14h, sob pena de pagamento de multa de R$ 2 mil por cada jogador envolvido.

A decisão foi publicada na tarde desta quinta-feira pela juíza do trabalho Simone Medeiros Jalil e a CBF deve ser notificada ainda hoje. O processo foi protocolado pedindo a imediata suspensão ou a modificação das partidas programadas para tal horário.

De onde partiu a denúncia

A denúncia partiu do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, que representa na ação os jogadores de ABC e América-RN. O pedido é referente aos jogos do Grupo A, que reúne clubes das regiões Norte e Nordeste do país. Para o procurador regional do trabalho da 21ª Região, José Diniz de Morais, a medida precisa ser vista com urgência, em virtude da realização do jogo entre Botafogo-PB e ABC neste domingo, programado para às 11h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. A tabela traz outro duelo neste horário, entre América-RN e ASA, no dia 18 de junho, na Arena das Dunas, em Natal.

“Nós recebemos uma denúncia do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, e dois abaixo-assinados dos jogadores pedindo providência em relação aos jogos marcados para as 11h aqui na região Nordeste. Como vimos que a tabela apontava o primeiro jogo para o dia 5, nós entramos com a ação logo para tentar suspender a rodada. O pedido de liminar será avaliado pelo juiz e, só então, a CBF será notificada - falou o procurador do trabalho José Diniz de Morais.

O pedido para a imediata suspensão ou modificação do horário do jogo matinal se baseia em estudos realizados pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto, que conduziu uma pesquisa encomendada pela Fenapaf. “Também temos um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte a respeito dos raios ultravioletas nesse período de exposição” completou José Diniz de Morais.

Nota

Na quarta-feira, a CBF emitiu nota oficial sobre a reclamação referente aos jogos da Série Aàs 11h. A confederação defende a manutenção do horário e diz que todas as partidas são monitoradas e possuem a segurança assegurada por estudos científicos, além de reforçar o sucesso de público do novo horário, implementado em 2015.
 

Tags: