Violência no Rio de Janeiro assusta atletas e Torben Grael é a nova vitima
Endereço valorizado de Niterói e onde se concentra boa parte dos clubes de vela da cidade, a Estrada Leopoldo Fróes, que liga os bairros de Icaraí e São Francisco, foi palco de um tiroteio entre policiais e traficantes de uma favela próxima na manhã da última terça-feira. Na troca de tiros, um deles acertou o portão da casa de Torben Grael, coordenador técnico da equipe brasileira de vela, e dos filhos Martine e Marco, que fazem parte do time olímpico. O bicampeão olímpico não estava em casa quando o confronto aconteceu. No mês passado, outro tiroteio assustou moradores da região e equipes estrangeiras de vela que treinam nos clubes dali.
Outros casos
Torben é mais um a sofrer com os problemas pelos quais atletas da vela, expostos à poluição da Baía de Guanabara e à violência, vêm passando no Rio de Janeiro - o caso mais recente foi a da australiana campeã paralímpica Liesl Tesch, no último fim de semana. A calamidade pública decretada pelo Estado do Rio na última sexta-feira preocupa não só pelo fato de o nível de governo ser o responsável pela limpeza do local de competição da vela, mas por ter acontecido antes dos Jogos. O que vale uma comparação com os Jogos de Atenas 2004, estopim da crise grega.
Opinião
Para o bicampeão olímpico Torben Grael, o combate à violência é dificultado não só pela falta de investimento na segurança, mas também pelo posicionamento da opinião pública.
- A questão da violência ela vai um pouco além só de polícia e governo do estado. A opinião pública e a mídia tendem a condenar certas ações e muito pouco certos crimes. A polícia tem um trabalho dificílimo. Tem um equipamento inferior, a inteligência poderia ser muito melhor e a dificuldade com a mídia e opinião pública. Qualquer coisa jogam pedra na polícia, não no bandido. Prender um bandido e se arriscar, e no dia seguinte ele está na rua. Nossa Justiça não funciona. É sabido onde tem problemas. Estamos em um ponto em que ninguém vai mexer com os caras. Até onde isso vai eu não sei, concluiu.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
