Com Pelé, Gil, Caetano e Anitta, Olímpiadas serão abertas oficialmente

Nesta sexta-feira, a partir das 20h, acontece a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento vai acontecer no Maracanã, maior estádio de futebol do mundo e simbolo do esporte no Brasil. Algumas atrações já foram reveladas, porém, ainda existem alguns mistérios, entre os quais, quem vai acender a pira olímpica.
O eterno rei do futebol, Pelé, tem a sua presença assegurada. A expectativa é que seja ele o responsável por acender a pira olímpica. Pela primeira vez na história, uma Olimpíada terá duas piras. Isso porque o Maracanã não é o estádio olímpico e nele não será disputado o atletismo. A outra pira ficará na Candelária, no Centro do Rio, à vista da população.
Os ritmos brasileiros serão a principal expressão cultural da festa. Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Ludmilla, Karol Conka, MC Soffia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Luis Melodia, Marcelo D2 e Wesley Safadão são atrações confirmadas, apresentando os diversos ritmos musicais. As delegações dos países serão acompanhadas de ritmistas de escolas de samba. Um poema deverá ser recitado por Fernanda Montenegro. Os artistas não cobraram cachê.
Uma réplica da primeira máquina voadora, um 14 Bis, invenção do brasileiro Santos Dumont, vai sobrevoar o Maracanã suspensa por cabos de aço.
Valorizando a Ecologia, o Brasil será apresentado como jardim do mundo. A mensagem é: precisamos parar de tratar mal o planeta. Cada um dos cerca de 10 mil atletas do desfile vai depositar uma semente em um totem. Daqui a um ano as mudas serão plantadas no Parque Radical de Deodoro e vão formar o Parque dos Atletas. Os outros dois pilares do roteiro são a diversidade e o calor humano do povo brasileiro.
A modelo Gisele Bündchen terá uma participação que se mostrou polêmica no ensaio do último domingo. Ela desfilaria ao som de "Garota de Ipanema" e policiais confundiriam o assédio de um vendedor de biquíni a um assalto. Segundo os diretores esta cena era uma pegadinha do ensaio. Outra modelo brasileira famosa, Lea T será a primeira transexual em uma cerimônia de abertura.
Para quem curte, haverá também Coreografia de Débora Colker. Quem já viu um espetáculo da companhia de dança da carioca sabe que a gravidade é desafiada a todo instante. Promessa de coreografias de tirar o fôlego.
Os dez atletas refugiados, que vão desfilar sob a bandeira do COI, devem ser a mais exaltada do desfile, tanto quanto a do Brasil, que terá a pentatleta Yane Marques como porta-bandeira.
Dentre os mais famosos que levarão os pavilhões de seus países estão os tenistas Rafael Nadal, da Espanha, Andy Murray, da Grã-Bretanha, e Caroline Wozniacki, da Dinamarca, e a nadadora Federica Pellegrini, da Itália.
Fogos de artifício encerram as cerimônias e são um espetáculo à parte. Mais um desafio para a organização dos Jogos, levando-se em conta que o Rio já promove queimas de fogos impactantes no reveillon da praia de Copacabana.
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
