Esportes Brasil

Internacional suspende torcidas organizadas envolvidas em confusão em Veranópolis

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 30/01/2017 18h06
Internacional suspende torcidas organizadas envolvidas em confusão em Veranópolis
Internacional suspende torcidas organizadas - Foto: Reprodução TV RBS

O Inter agiu rápido. Após a confusão criada pelas torcidas durante o empate em 1 a 1 com o Veranópolis na tarde deste domingo, na rodada de abertura do Gauchão, o clube decidiu suspender as torcidas organizadas envolvidas em uma briga generalizada nas arquibancadas do Antônio David Farina. Alguns torcedores ficaram feridos e cerca de 30 foram detidos. 

A informação foi divulgada em nota oficial. No comunicado, o clube diz que "lamenta profundamente" o episódio e que já começou a identificação dos torcedores envolvidos. O clube ainda afirma que "as medidas de sanção serão imediatamente adotadas de forma independente dos pertinentes procedimentos no âmbito criminal por meio da promotoria especializada". 

O episódio culminará em denúncia pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS). O árbitro Daniel Soder citou todos os acontecimentos na súmula, o que deve complicar ainda mais a vida do colorado. As imagens da TV flagraram toda a confusão e, conforme o procurador Alberto Franco, o Inter deve ser denunciado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê perda de mando de campo de um a 10 jogos, em caso de punição. 

Entenda o fato

A briga generalizada no espaço destinado à torcida do Inter no Estádio Antônio David Farina, interrompeu a abertura do Gauchão 2017 ainda no primeiro tempo do duelo entre VEC x Inter neste domingo. Alguns torcedores trocaram chutes e socos na arquibancada e também arremessaram pedras durante a confusão. 

O relógio apontava 18 minutos quando iniciou a pancadaria nas arquibancadas entre torcedores das organizadas do Inter, Camisa 12 e Popular. Durante a confusão, os torcedores trocaram chutes, socos e arremessaram pedras uns nos outros. Algumas pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico dentro do campo. 

Em um primeiro momento, os ânimos pareciam arrefecer, mas a briga continuou e ficou mais violenta. Uma parte dos torcedores envolvidos na confusão começou a empunhar pedras e arremessá-las contra os "rivais", que devolviam. O árbitro Daniel Soder decidiu interromper o jogo até que a tropa de choque da Brigada Militar conseguisse resolver a situação.