Ex-preparador de goleiros do ASA, Adriano Soares está na seleção de Angola
O preparador de goleiros Adriano Soares, que trabalhou nas temporadas 2012 e 2013 na Agremiação Sportiva Arapiraquense. Em 2014 foi para o Treze (PB), depois Caldense (MG), até se transferir para Angola, onde reside na capital Luanda e trabalha no Atlético Petróleos. Nesta temporada 2017 foi convocado e está sendo o preparador de goleiros da Seleção de Angola.
“O sentimento deste convite para mim é de muito orgulho, e confirmação do meu trabalho. Representar uma seleção nacional é o sonho de qualquer profissional que trabalha com futebol, representar um país, mesmo não sendo o meu de origem é um prazer indescritível, um sonho realizado, estou muito feliz com este momento”, destacou em contato com o Portal 7 Segundos.
De acordo com Adriano Soares, o calendário é movimentado. “Este ano temos jogos oficiais em junho pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações, tipo Copa América, contra Burkina Faso, Botswana e Mauritânia. Neste domingo seguimos para África do Sul, onde jogaremos contra a seleção local na terça-feira.”
“Ainda este ano, jogaremos pelas eliminatórias do CHAN 2018, em Camarões, que é a Copa Africana de Nações, para jogadores que atuam no próprio país. Enfrentaremos o vencedor de Ilhas Seichelles x Ilhas Maurícios, para classificar para o CHAN precisamos passar por 2 mata-matas. Para a Copa do Mundo da Rússia, a seleção de Angola já não tem mais chance de classificação, até por isso que houve esta mudança na equipe técnica”, explicou.
O técnico é um hispânico-brasileiro, Beto Bianchi, que chegou a jogar na base do Guarani. Mas se transferiu muito cedo para a Espanha, onde casou e já vive a 26 anos. Começou a carreira de treinador na Espanha após fazer os cursos da UEFA, tem o maior nível do curso (UEFA-PRÓ), e trabalhou ainda na Bélgica, Jordânia,, Indonésia, e em Angola comanda o Petro de Luanda, mesma equipe onde trabalha Adriano Soares.
Mais um brasileiro
De acordo com Adriano Soares, o preparador físico também é brasileiro. Trata-se de Maurício Marques que já trabalhou no Cruzeiro, Atlético MG, Atlético PR, Volta Redonda, em um time da Grécia, e chegou e 2014 à Angola também no Petro de Luanda
Jogadores de destaque
“Os goleiros convocados, um deles trabalha comigo na minha equipe, Gérson Barros, que é o titular da seleção também. O outro chama-se Neblu, joga no Interclube de Luanda, um equipe média-grande no país. Os principais jogadores da seleção são: o zagueiro Bastos (Lazio-Itália), o meia atacante Gélson Dala (Sporting de Portugal), e o centroavante Manucho Gonçalves (Rayo Vallecano - Espanha)”, relatou Adriano Soares.