Futebol Alagoano

A situação dos clubes no Alagoano; tire suas dúvidas sobre o regulamento na reta final

Por Claudio Barbosa 15/04/2017 09h09
A situação dos clubes no Alagoano; tire suas dúvidas sobre o regulamento na reta final
Campeonato Alagoano - FAF - Foto: Ilustração

O Campeonato Alagoano está entrando em sua reta final e, neste domingo, acontece a última rodada do Hexagonal. Também será realizada a última rodada do Quadrangular da permanência. Observando o regulamento da competição, o Portal 7 Segundos  faz um levantamento do campeonato e busca tirar dúvidas existentes. Acompanhe:

Do rebaixamento

A última rodada do quadrangular da permanência servirá somente para cumprir tabela, uma vez que Sete de Setembro e Miguelense já estão rebaixados para a segunda divisão em 2018. CSE e Coruripe garantiram permanência na elite.

Uma observação importante. Conforme o Artigo 15 do regulamento, fica estabelecido o acesso de apenas um clube, da Segunda Divisão 2017 para o Campeonato Alagoano da Primeira Divisão 2018. Ou seja,  a segunda divisão promete ser ainda mais difícil a partir desta temporada, uma vez que somente o campeão terá acesso.

Representantes na série D

Como CRB, ASA e CSA já estão com calendários definidos, respectivamente nas série B e C, os representantes de Alagoas na série D em 2018 serão Murici e Santa Rita. O Murici também participa da série D deste ano e, caso obtenha acesso para a Série C, quem fica com a vaga é o CEO.

Hexagonal

As equipes do CRB, ASA e Murici e já garantiram suas classificações para as semifinais. A última vaga será conhecida no domingo, no confronto CSA x Santa Rita. O CSA é o quarto colocado do hexagonal, com cinco pontos, e precisa empatar com o Santa Rita para chegar às semifinais. Se vencer por dois gols de diferença, o Azulão pode até se classificar em segundo lugar. Para isso, teria ainda que torcer por um empate entre ASA e Murici, em Arapiraca. O Santa Rita tem quatro pontos e passa com uma vitória simples.

Definição dos confrontos das semifinais

A rodada do domingo no hexagonal, também vai definir os confrontos das semifinais, uma vez que o 1º colocado enfrenta o 4º, enquanto o 2º terá como adversário o 3º colocado.

O CRB está com dez pontos na liderança. Pode ser o primeiro até com derrota diante do CEO neste domingo, desde que não haja vencedor no confronto entre Murici e ASA. Um empate simples também garante a liderança ao Galo e vantagens nas semifinais. Jogaria o primeiro mata-mata podendo empatar na soma dos resultados e com a vantagem de decidir no Rei Pelé.

ASA e Murici fazem um conto direto no estádio municipal. Já classificados, os dois têm sete pontos e brigam pelas primeiras posições. O ASA precisa vencer no Coaracy para tentar até a primeira colocação. O Murici, por sua vez, se empatar em Arapiraca, dependendo também do resultado do CSA, deve terminar a fase no segundo posto.

As semifinais

O regulamento é bem claro no seu artigo 9°: Na Fase Semifinal, os clubes se enfrentam, em jogos de ida e volta, com mando de campo da segunda partida do clube com melhor campanha na Fase Hexagonal. Com isso, os dois primeiros colocados no HEXAGONAL, terão vantagem do segundo jogo em casa na fase semifinal.

A melhor campanha na primeira fase vale como critério de desempate dentro do hexagonal, como já beneficiou o próprio ASA que ficou na primeira colocação por sua campanha na primeira fase, mas acabou sendo derrotado pelo CRB no meio de semana.

 Finais

Os times que passarem da fase semifinal, vão fazer a final nos dias 30 de abril e 7 de maio e garantem vaga na Copa do Brasil de 2018. Em relação a Copa do Nordeste, o campeão garante vaga direta na competição. Já o vice-campeão vai para a chamada pré-copa do Nordeste. No regulamento do alagoano fala em Copa do Nordeste. Mas houve alteração no regulamento da Copa do Nordeste e por iso a nova situação. 

As oito equipes da pré-Copa do Nordeste serão os vice-campeões de Piauí, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco. A fase será disputada em mata-mata definido por sorteio: quatro confrontos com ida e volta e quem vencer avança.

Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar e a terceira vaga de Alagoas na Copa do Brasil. Os jogos serão disputados nos dias 26 de abril e 3 de maio.

Regulamento das finais

No artigo 10 do regulamento, fica explicito que o campeão alagoano será conhecido em dois jogos. O mando de campo da segunda partida será do clube com melhor campanha  somadas todas as fases anteriores. Ou seja, haverá uma somatória das campanhas na primeira fase, hexagonal e semifinal. Quem tiver mais pontos, faz o segundo jogo decisivo em casa.

Parágrafo único – Em caso de empate em pontos ganhos entre os dois Clubes na Fase Final, o desempate para efeito de definir o Campeão será efetuado observando os seguintes critérios abaixo: I – Melhor saldo de gols nas duas partidas da Fase Final; II – Prorrogação; III – Cobrança de pênaltis de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Classificação de momento no Hexagonal

CRB lidera com 10 pontos; Murici é o 2º colocado com 7 pontos e 2 gols de saldo; O ASA aparece em 3º com 7 pontos e 1 gol de saldo; O CSA é o 4º com 5 pontos; Santa Rita é o 5º com 4 pontos. O CEO é o lanterna, até agora não pontuou.