Esportes Brasil

Nova vida: Chape festeja sobreviventes, e Barça cumpre papel em festa no Camp Nou

Por Claudio Barbosa com Globoesporte.com 07/08/2017 17h05
Nova vida: Chape festeja sobreviventes, e Barça cumpre papel em festa no Camp Nou
Jogo histórico: Barcelona e Chapecoense - Foto: Josep Lago/ AFP

Em amistosoi realizado no Camp Nou, o Barcelona venceu a Chapecoense por 5 a 0, gols de Luiz Suárez, Messi, Busquets, Deulofeu e Deniz Suárez. Mais importante que o jogo ou o resultado foi o contexto da partida. 

Alan Ruschel de volta ao futebol 252 dias após o acidente de 29 de novembro - e com boa atuação -, Neto e Follmann trocando passes uniformizados no pontapé inicial, jogadores de Barcelona e Chapecoense abraçados diante de um coração verde no gramado, e um monte de sentimento bom misturado: solidariedade, compaixão, renascimento. A frase "é muito mais do que futebol" foi levada ao pé da letra na noite desta segunda-feira no Camp Nou. Tanto que a goleada de 5 a 0 dos catalães ficou em segundo plano em um troféu Joan Gamper desde sempre apontado como celebração da vida. 

NÃO É SÓ FUTEBOL

Alan Ruschel cumpriu muito bem seu papel na volta ao futebol. Sem medo de divididas, o camisa 28 participou bem do jogo nos 35 minutos em que esteve em campo, buscou tabelas com Apodi pelo lado direito de ataque, ajudou bem na marcação a Jordi Alba e deixou boa impressão para quem ainda colocava em dúvida seu retorno em alto nível. Logo no primeiro toque na bola, o lateral partiu para cima da marcação pelo meio e aplicou bonito drible em Busquets. Em cobrança de falta, mostrou também que a pontaria está afiada ao colocar a bola na cabeça de Luiz Otávio. Mais do que um sobrevivente, como fez questão de ressaltar, mostrou que voltou, sim, a ser jogador profissional.

NETO E FOLLMANN TAMBÉM "VOLTAM"

A emoção tomou conta da festa de apresentação do elenco do Barcelona no início da temporada. Mais do que Messi e companhia, o que chamou a atenção foi a presença dos três sobreviventes da tragédia de 29 de novembro juntos em campo e uniformizados. Além de Alan Ruschel, como já era previsto, Neto e Follmann se juntaram aos companheiros e foram ovacionados pelo Camp Nou. O momento de maior emoção, porém, foi quando trocaram passes no pontapé inicial da partida.

PARA CONTAR AOS FILHOS

Elias teve os 45 minutos de fama no primeiro tempo do Camp Nou. Diante do massacre ofensivo de um Barcelona que chegava cara a cara sem forçar as ações, o goleiro teve atuação de gala ao para Messi em duas oportunidades, Suaréz em três e bela saída do gol nos pés de Jordi Alba. Defesa para contar para os filhos e colocar em um DVD. Terceiro goleiro até bem pouco tempo, o jovem mostrou que merece uma atenção especial para o restante da temporada.

CRAQUE SEM FAZER FORÇA

Sergio Busquets ganhou o troféu de melhor jogador em campo, mas não tem como fugir das reverências a Lionel Messi. Com um gol e duas assistências, o camisa 10 deu seu show particular para cima da defesa da Chapecoense. Sem Neymar, o argentino mostrou que o entrosamento com Suaréz segue igual.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Passada a festa, a Chapecoense volta a jogar já nesta terça-feira no terceiro compromisso em três dias. O adversário será o Lyon, em amistoso às 13h (de Brasília), no Centro de Treinamento Groupama. Esta semana, o Verdão ainda segue para o Japão, onde decide a Copa Suruga contra o Urawa Red Diamonds, dia 15, em Saitama. Já o Barça tem clássico com o Real Madrid pela frente, domingo, às 17h, no Camp Nou, na primeira partida da Supercopa da Espanha.