Um ano depois, Tite revê o Equador, e Brasil pode ser campeão das eliminatórias
O cenário era complicado: pressão fora de campo, maus resultados dentro dele. Sem o respeito dos rivais, a Seleção ocupava a sexta posição nas eliminatórias para a Copa de 2018 – fora até da repescagem. Um ano depois, muita coisa mudou. Quis o destino que o adversário desta quinta fosse o mesmo Equador da estreia de Tite. Mas, agora, contra um novo Brasil.
Tanto que a boa fase pode ser mais uma vez coroada em caso de vitória na Arena do Grêmio. Se derrotar o Equador e a Colômbia não vencer a Venezuela, fora de casa, o Brasil vai conquistar o título das eliminatórias com três rodadas de antecedência.
Quando iniciou o trabalho na altitude de Quito, em 1º de setembro de 2016, Tite tentava resgatar a confiança da Seleção. A vitória por 3 a 0 foi só o primeiro passo. Quase 365 dias depois, as dez vitórias (sendo oito pelas eliminatórias) em 11 jogos representam muito mais do que apenas estatísticas: primeiro a garantir a classificação para o Mundial da Rússia e novamente líder do ranking da Fifa, o Brasil recuperou seu prestígio.
As principais mudanças foram mesmo fora de campo. Porque dentro dele, Tite pode até mesmo repetir a escalação titular que enfrentou o Equador há um ano. Desde então, a única alteração foi a entrada de Philippe Coutinho na vaga de Willian. Para o jogo desta quinta, o meia do Chelsea saiu na frente na disputa ao treinar entre os titulares nos últimos dias. Coutinho, que se recupera de dores nas costas e ainda não jogou pelo Liverpool na temporada 2017/18, deve começar no banco.
Com 33 pontos, o Brasil liderança as eliminatórias sul-americanas para a Copa de 2018 com folga. A vantagem para o segundo colocado é de nove pontos. A bola rola nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), na Arena do Grêmio. O Equador, que liderava a competição quando Tite estreou pela Seleção, agora ocupa apenas a sexta posição.
Últimas notícias
Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças
Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos
Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim
PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Câmara aprova urgência para votar direito à bagagem de mão gratuita
Fux admite erros em decisões sobre 8 de janeiro e diz que mudança reflete defesa do Estado de Direito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
