Outros Esportes

Bortoleto fica fora da classificação e larga em último no GP de São Paulo

Bortoleto sofreu o que a sua própria família classificou como "a pior batida da carreira"

Por UOL 08/11/2025 16h04
Bortoleto fica fora da classificação e larga em último no GP de São Paulo
Gabriel Bortoleto, da Sauber, sofreu acidente na corrida sprint do Grande Prêmio de São Paulo - Foto: Reprodução/F1TV

A Sauber não conseguiu colocar o carro de Gabriel Bortoleto na pista a tempo da prova classificatória do GP de São Paulo da Fórmula 1. Desta forma, o piloto brasileiro largará em último lugar no domingo, às 14h (de Brasília).

Momentos de tensão no box

Na manhã deste sábado, Bortoleto sofreu o que a sua própria família classificou como "a pior batida da carreira" na última volta da corrida sprint. O carro do piloto brasileiro chegou a sair do chão durante o acidente.

Logo em seguida, sabendo que não seria possível reparar o carro, a equipe começou o trabalho para montar o chassi reserva. Os mecânicos da Sauber tinham menos de três horas para fazer a montagem desse carro que, por regulamento da FIA, tem que estar desmontado.

O trabalho foi muito intenso dentro da garagem, com toda a movimentação sendo acompanhada de perto por Mattia Binotto, chefe operacional e técnico da Audi. O diretor-executivo chegou a ajudar os mecânicos a colocar o assento de Bortoleto dentro do carro.

Então, Bortoleto entrou no carro faltando menos de quatro minutos para o fim da sessão, com os mecânicos ainda colocando a caranagem. Os membros da equipe se mostraram surpresos com a calma do piloto durante o os momentos de tensão.

No entanto, a equipe não conseguiu finalizar os últimos ajustes no carro, e Bortoleto não pôde correr na classificatória.